Concessão de passaporte diplomático ao pastor R.R. Soares é suspensa pela Justiça

06/06/2019 às 11:27
Leia nesta página:

A Justiça Federal de São Paulo suspendeu a concessão de passaporte diplomático ao pastor R.R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, e à sua mulher, Maria Magdalena Soares, também integrante da igreja.

A Justiça Federal de São Paulo suspendeu a concessão de passaporte diplomático ao pastor R.R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, e à sua mulher, Maria Magdalena Soares, também integrante da igreja. A decisão ocorreu na quarta-feira (5).

O documento especial foi concedido na terça-feira (4) pelo Ministério das Relações Exteriores, em portaria assinada pelo ministro Ernesto Araújo. A concessão foi justificada para que o pastor desempenhasse de maneira mais eficiente as suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior.

Na decisão, a juíza Denise Aparecida Avelar, da 6ª Vara Cível Federal de São Paulo, afirmou que, ao analisar a portaria, o Ministério não apresentou a necessária justificativa, vinculada ao atendimento do interesse do país.

A magistrada pede ainda a imediata adoção de providências pelo Ministério das Relações Exteriores para o recolhimento destes passaportes ou, alternativamente, o seu imediato cancelamento.

Em 2016, o governo brasileiro concedeu documento semelhante a Soares e à sua esposa, mas a Justiça cassou os passaportes, por entender que não havia motivo para a concessão. Em julho daquele ano, a Justiça de São Paulo afirmou que não houve a exposição de qualquer motivo plausível para a concessão dos passaportes diplomáticos.

Para a juíza Diana Brunstein, da 7ª Vara Federal Cível de São Paulo, conceder o benefício só porque Soares é um líder religioso é uma ação contraditória à ordem constitucional, que consagra a liberdade religiosa e a laicização do Estado, na qual existe plena separação entre os interesses da Igreja e os do Estado”.

O pastor e a sua esposa recorreram ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) para tentar reverter a decisão.

Fonte: G1

Sobre o autor
André Mansur Brandão

Advogado da André Mansur Advogados Associados (Minas Gerais). Administrador de Empresas. Escritor.Saiba mais sobre nossa empresa em: http://andremansur.com/portfolio/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos