Cabeleireiro que sofreu ataque homofóbico em gincana de colégio será indenizado

07/06/2019 às 10:54
Leia nesta página:

O TJ-SC condenou uma escola de Blumenau a indenizar em R$ 5 mil um cabeleireiro. Ele sofreu humilhação, constrangimento e exposição vexatória por sua orientação sexual, enquanto participava como jurado de uma gincana na instituição.

A 3ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) condenou uma escola de Blumenau a indenizar em R$ 5 mil um cabeleireiro. Ele sofreu humilhação, constrangimento e exposição vexatória por sua orientação sexual, enquanto participava como jurado de uma gincana na instituição.

O caso

Em agosto de 2013, o profissional foi convidado para atuar como jurado em uma das provas da gincana escolar, intitulada "Penteado Maluco". Os estudantes apresentaram cortes de cabelo vanguardistas. Após avaliar os candidatos e repassar o resultado ao professor que coordenava o concurso, recebeu insultos de integrantes das equipes descontentes com o resultado.

Grupos começaram a gritar a palavra “bicha” e representantes da instituição de ensino não agiram para interromper as ofensas verbais proferidas pelos alunos.

Visão jurídica

Ao analisar o processo, o desembargador Marcus Tulio Sartorato destacou que a escola permitiu que seus alunos promovessem ataque de cunho homofóbico contra o profissional. De acordo com ele, a ofensa motivada por condição pessoal é capaz de atingir as esferas mais íntimas do ofendido, causando-lhe sentimentos de humilhação, de exclusão e de desprezo, e ataca valores estimados não apenas à pessoa a quem se dirigiu a ofensa, mas também toda uma sociedade.

Fonte: TJ-SC

Sobre o autor
André Mansur Brandão

Advogado da André Mansur Advogados Associados (Minas Gerais). Administrador de Empresas. Escritor.Saiba mais sobre nossa empresa em: http://andremansur.com/portfolio/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos