Seguradora deverá ressarcir valor do veículo acidentado

13/06/2019 às 09:37
Leia nesta página:

O 5º Juizado Especial Cível de Brasília condenou uma seguradora a pagar os reparos de um veículo acidentado pelo filho do requerente.

O 5º Juizado Especial Cível de Brasília condenou uma seguradora a pagar os reparos de um veículo acidentado pelo filho do requerente. Conforme consta nos autos, o carro teve perda total e, ao buscar a cobertura do seguro, ela foi negada ao autor pela empresa ré, perante a justificativa de que o motorista principal do veículo não fora devidamente apontado.

O Caso

Sobre o caso, a magistrada ressaltou que “o segurado perderá o direito à garantia se agravar intencionalmente o risco objeto do contrato”, bem como “é obrigado a comunicar ao segurador, logo que saiba, todo incidente suscetível de agravar consideravelmente o risco coberto, sob pena de perder o direito à garantia, se provar que silenciou de má-fé”. As passagens destacadas pela juíza encontram-se nos termos dos artigos 768 e 769 do CC. A juíza ainda registrou que: “se não demonstrado o agravamento do risco, o segurado não seria obrigado a comunicar imediatamente a correta identificação do principal condutor, nem perde o direito à garantia, já que ambos se tratam de motoristas com perfil semelhante, de sexo masculino e com mais de 25 anos”.

Visão Jurídica

A magistrada registrou que a jurisprudência da Casa afasta a cobertura do seguro ao demonstrar a hipótese de agravamento do risco, especialmente pela idade do condutor. “Caberia à ré, portanto, demonstrar que o perfil do filho do autor agrava o risco objeto do contrato, com o fim de afastar a indenização. Não o fazendo, não se desincumbiu de seu ônus probatório, nos termos do artigo 373, II, do CPC”, concluiu. A juíza, ao comprovar o ilícito contratual, salientou a obrigação de a ré ressarcir integralmente o valor do automóvel, conforme preço fixado na tabela FIPE. Foi negada, no entanto, a indenização por danos morais, pois, conforme parecer da juíza o pedido não era cabível no referido caso.

Cabe recurso da sentença.

Fonte: TJ-DFT

Sobre o autor
André Mansur Brandão

Advogado da André Mansur Advogados Associados (Minas Gerais). Administrador de Empresas. Escritor.Saiba mais sobre nossa empresa em: http://andremansur.com/portfolio/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos