O que apreender com Roger Scruton?

Sinopse do livro 'O que é Conservadorismo?'

14/06/2019 às 01:16
Leia nesta página:

Em 'O que é Conservadorismo?', Roger Scruton tateia a base principiológica necessária para uma Ciência Política Conservadora.

Estou lendo 'O que é Conservadorismo', de Roger Scruton, na tradução de Guilherme Ferreira Araújo, publicada pela 'É Realizações'. Desde que foi lançado o texto sofreu algumas revisões de conteúdo (o escritor se disse excessivamente raivoso na primeira versão), o que não desmerece a reflexão mater cuja consistência certamente contribuiu ao BREXIT, a debandada inglesa da União Européia. O leitor é brindado com um texto simples e objetivo, principalmente compromissado em distinguir-se da ideologia liberal (confesso que desconhecia o apego dos conservadores por instituições 'de Estado'), a despeito das fáceis críticas ao marxismo. Em Scruton, a tradição e o papel da aristocracia inglesa são marcas registradas da preservação da cultura superior. O autor desqualifica o oportunismo político contemporâneo alçado pelas urnas, afinal, provisoriedade e corporativismo não costumam combinar com políticas pretensamente universais e atemporais. Daí a perpetuidade da monarquia bretã surgir quase que espontânea, realçada pela funcionalidade da Câmara dos Lordes e alguns comentários providenciais a respeito da república estadunidense. O livro é particularmente importante para o momento histórico brasileiro, já que por aqui tanto o socialismo light como o calórico têm logrado êxito em escassear o oxigênio que ressucitaria a expressão majoritária nacional. É benfazeja a lembrança do filósofo sobre a desconstrução da teoria econômica de Marx por Von Mises e a turma de Viena, bem antes da queda do Muro de Berlim e da Perestroika. O ensaio sobre a interação social dos valores é especialmente caro aos juristas, descortinando a fonte do poder constituinte originário. O Direito Consuetudinário de uma Constituição não escrita (ou escrita pelo acúmulo secular da sabedoria jurisprudencial), em oposição ao frenético Civil Law, é apontado como derradeiro fundamento de incompatibilidade do sistema político inglês ao estatuto multinacionalista europeu. Em suma, um ótimo compêndio de "pás e britadeiras" para a exumação da saúde mental de qualquer pátria.

Sobre o autor
Alexandre Rocha Pintal

Advogado da Fundação Estatal de Saúde de Curitiba, inscrito na OAB/PR sob o n.º 42.250, pós-graduado em Direito Público, do Trabalho e Previdenciário, autor de Direito Imigratório (Juruá 4ª ed., 2014), articulista de revistas e sites especializados.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos