Auxiliar de enfermagem que trabalhou 28 anos sem intervalos será indenizado

14/06/2019 às 10:27
Leia nesta página:

Um hospital foi condenado pela Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) por fazer uma auxiliar de enfermagem trabalhar sem intervalos para refeições e descanso.

Um hospital foi condenado pela Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) por fazer uma auxiliar de enfermagem trabalhar sem intervalos para refeições e descanso. Ela prestou serviço na instituição por 28 anos. Foi decidia o reconhecimento da rescisão indireta do contrato de trabalho.

A auxiliar tinha uma jornada contratual das 6h30 às 14h30 em escala 5x2. Porém ela trabalhava de 6h às 15h sem o intervalo de uma hora para fazer refeição e descanso.

Visão jurídica

Para o TST, o fato de a auxiliar não cumprir o intervalo intrajornada é uma conduta grave e que justifica a rescisão indireta.

Por unanimidade, a Turma deu provimento ao recurso e determinou o pagamento das parcelas devidas em caso de dispensa imotivada (saldo de salário, 13º, aviso-prévio, férias com abono de um terço e multa de 40% sobre o saldo do FGTS).

Sobre o autor
André Mansur Brandão

Advogado da André Mansur Advogados Associados (Minas Gerais). Administrador de Empresas. Escritor.Saiba mais sobre nossa empresa em: http://andremansur.com/portfolio/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos