Réu beneficiado pela suspensão condicional do processo tem reconhecida a extinção de sua punibilidade após o período de prova

18/07/2019 às 16:54
Leia nesta página:

Réu comprovou o decorrer do período de prova sem revogação do benefício.

Um motorista denunciado por supostamente ter cometido o crime de conduzir veículo embriagado (art. 306 e 309 do Código de Trânsito Brasileiro) obteve o benefício da suspensão condicional do processo (art. 89 da Lei n.9099/95), tendo de cumprir as seguintes condições: a) não mudar de residência, nem se ausentar da Comarca por mais de 15 dias sem prévia autorização do juízo; b) comparecer pessoal e bimestralmente pelo período de 2 anos na Central de Execução de Penas Alternativas - CEPA, c) doação do valor da fiança depositada em juízo.

O beneficiário, após o cumprimento do período de prova (04/12/2014 a 04/12/2016) sem que houvesse o pedido de revogação da suspensão condicional do processo, propôs o pedido de extinção de sua punibilidade.

A defesa do acusado argumentou que este cumpriu o período de prova, e que não seria razoável que este ficasse sob vigilância estatal sem prazo final para o término do referido período.

Porém, o Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul opinou pela prorrogação do período de prova por mais 06 meses, sustentando que o acusado não teria se apresentado ao cartório judicial nos meses de abril de 2015, abril, junho, agosto e outubro de 2016.

O Magistrado responsável pela ação penal acolheu os argumentos da defesa, declarando extinta a punibilidade do crime imputado ao acusado.

O Juiz Wilson Leite Corrêa prolatou em sua sentença: " O acusado efetivamente aceitou as condições da suspensão condicional do processo e cumpriu o período de prova estabelecido no termo de assentada, datado de 04/12/2014, não tendo ocorrido a revogação do benefício. Em tal contexto, não há se falar em verificar o cumprimento ou não das condições estabelecidas, haja vista que não há previsão legal de prorrogação do período de prova, mormente quando o mesmo já se escoou por completo".

Em sua sentença, o Magistrado aplicou o que dispõe o art. 89 da lei 9.099/95, onde consta expresso que "Expirado o prazo sem revogação, o Juiz declarará extinta a punibilidade", de modo a gerar a conclusão que o decurso do prazo da suspensão, sem revogação do benefício, é causa hábil e suficiente para extinguir a punibilidade.

Autos n.0000294-54.2014.8.12.0001 (TJMS)

Advogado Marcos Vinícius Benitez - OAB/SC 51.053 (email: [email protected])

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos