Conforme notícia divulgada pelo G1 – Globo informa que Porto de Santos passou adotar tecnologia inédita para fiscalizar cargas agropecuárias a distância sem a necessidade de conferir a carga presencialmente.
O sistema é utilizado através de câmeras de alta resolução para fazer a liberação das cargas animais e vegetais, visto que, os produtos agropecuários que entram e saem do Porto de Santos, o maior da América do Sul e serão fiscalizados pelo novo sistema de inspeção à distância.
A Alfândega do Porto de Santos, responsável pela entrada, permanência, movimentação e liberação das mercadorias, implantou em 2015 o sistema Confere (Conferência Física Remota) para agilizar o fluxo das cargas que caem no canal vermelho e exigem uma conferência dos fiscais federais.
Após prévio agendamento da verificação da mercadoria, a carga é posicionada no local adequado a conferência, em frente às câmeras disponíveis no terminal. O acompanhamento é feito dentro do escritório, onde o fiscal consegue realizar a análise da carga mantendo contato telefônico e visual com a equipe que está no local, podendo fazer orientações e intervenções a qualquer momento.
A solução tecnológica deve promover agilidade na fiscalização e reduzir o tempo de liberação das cargas de origem animal e vegetal, trazendo menos custos à comunidade portuária.
Fonte: G1.GLOBO
Em caso de dúvida entre em contato com a nossa equipe especializada para que possamos lhe ajudar.