Projeto "Mundo Novo"

Como ele afeta o mercado de planos de saúde

11/09/2019 às 14:21
Leia nesta página:

Mudança na regulamentação dos planos de saúde que pode afetar a vida de milhões de clientes.

Notícia divulgada na Rádio Brasil Atual aborda uma nova proposta que mudaria a regulamentação referente a comercialização dos planos de saúde individuais pelas operadoras, facilitando a redução de coberturas e o reajuste de preço sem a interferência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Os reajustes dos planos de saúde individuais são regulamentados pela ANS para os convênios contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei n°9.956/98. Todos os anos, a Agência divulga o percentual máximo a ser aplicado pelas operadoras nos contratos individuais e este ano, o teto do reajuste foi de 7,35%.

Caso essa mudança venha a acontecer, as operadoras poderão oferecer planos com uma cobertura menor, não cumprindo o rol de procedimentos mínimos estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e além de afetar diretamente a qualidade da assistência prestada ao cliente, essa mudança pode impactar negativamente também os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Isso por que o usuário que tiver a cobertura negada pelo plano de saúde, ou uma cobertura não estabelecida em contrato, vai precisar recorrer ao SUS para solicitar o atendimento e desta forma, sobrecarregar ainda mais o sistema.

Os tratamentos mais complexos, como quimioterapias e hemodiálises seriam alocados para o SUS nesses planos de menor cobertura, assim, as operadoras e seguradoras teriam um custo menor com as despesas médicas e hospitalares, potencializando ainda mais os lucros dessas empresas, que mesmo no cenário atual, continuam aumentando as suas receitas.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos