Como entender o reajuste do seu plano de saúde

15/10/2019 às 17:20
Leia nesta página:

Saiba como funciona os tipos de reajustes dos planos de saúde

Os reajustes dos planos de saúde são aplicados nos contratos, para que a operadora mantenha uma "saúde financeira estável", ou seja, se faz necessário o aumento da mensalidade para aumentar a receita e cobrir os gastos que o plano de saúde tem com os beneficiários.

Todo e qualquer reajuste do convênio médico deve ser estabelecido no contrato e informado ao cliente no momento de contratação, como está previsto no Código de Defesa do Consumidor:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

X - elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.

XIII - aplicar fórmula ou índice de reajuste diverso do legal ou contratualmente estabelecido. 

As seguradoras e operadoras de planos de saúde costumam aplicar três tipos de reajuste, o reajuste anual (aniversário do contrato), o reajuste por faixa etária e o reajuste por sinistralidade.

Em suma, o reajuste anual é dado para custear o que chamamos de variação dos custos médico-hospitalares, o reajuste por faixa etária é aplicado quando o beneficiário troca de grupo de faixa etária estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e o reajuste por sinistralidade é quando a operadora aplica um reajuste alegando o uso excessivo ou não previsto do plano de saúde.

Os planos de saúde individuais funcionam de uma forma mais regulamentada em relação aos reajustes, pois a ANS estabelece um limite de reajuste para que as operadoras de planos de saúde possam seguir.

Neste ano, o teto foi dado em 7,35%, ou seja, nenhum plano de saúde individual, contratado a partir de 01/01/1999, data na qual entrou em vigor a Lei n° 9.656/98, que regulamenta os planos de saúde, pode ter o contrato reajustado acima desta porcentagem.

Os planos de saúde coletivos empresariais e coletivos por adesão são reajustados de uma maneira mais livre, a ANS não estabelece um limite de reajuste e as operadoras e administradoras de benefícios costumam reajustar os planos numa porcentagem mais alta, para diluir os custos e aumentar a receita.

Veja os últimos reajustes aplicados pelas operadoras nos contratos empresariais

No período de 2019 até 2020 os reajustes das maiores operadoras de planos de saúde já foram anunciados, sendo eles:

  • Bradesco Saúde - 15,76%
  • Sul América - 16,34%
  • Amil - 18,85%
  • Hapvida - 13,55%

Todas as operadoras e seguradoras são obrigadas a informar no contrato como farão os reajustes e informar também, nos boletos, quando e em quanto será o reajuste da mensalidade, portanto, mantenha-se atento à qualquer mudança nos preços.



 

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos