STJ: Cassação de aposentadoria de delegada é confirmada

29/10/2019 às 12:28
Leia nesta página:

A 2.ª turma do STJ negou recurso em MS (mandado de segurança), mantendo a decisão que cassou a aposentadoria de ex-delegada de Polícia Civil do DF.

A 2.ª turma do STJ negou recurso em MS (mandado de segurança), mantendo a decisão que cassou a aposentadoria de ex-delegada de Polícia Civil do DF.

Confira nosso curso de direito médico e nosso artigo falando sobre abono pecuniário.

No julgamento, o colegiado entendeu que a cassação da aposentadoria da ex-delegada encontra respaldo na jurisprudência do STJ e do STF, que reconhecem a constitucionalidade e a legalidade desta espécie de pena administrativa, aplicada à ex-delegada de polícia após trâmite de processo administrativo disciplinar.

Processo Administrativo

A ex-delegada da polícia civil do DF, Martha Vargas, respondeu a processo administrativo que visando apurar atos praticados na investigação policial que ficou conhecida como “Crime da 113 Sul”.

Trata-se de um homicídio triplo, cujas vítimas foram um ex-ministro do TSE (José Guilherme Villela), sua esposa (Maria Villela) e sua empregada (Francisca da Silva).

Conheça os cursos do Direito Real:

Após tramitação do processo administrativo, restou determinado que a falta disciplinar da ex-delegada é punível com demissão, motivo pelo qual ela teve sua aposentadoria cassada.

Mandado de Segurança

Contra tal decisão, a ex-delegada de polícia impetrou MS (mandado de segurança). Tal mandado de segurança foi negado pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios, que entendeu que a cassação do benefício de aposentadoria decorreu de processo administrativo com total atendimento ao devido processo legal.

Ainda, no julgamento do mandado de segurança pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios, foi salientado que a pena de cassação de aposentadoria está em consonância com o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores, que entende ser constitucional a pena de cassação de aposentadoria.

Recurso em Mandado de Segurança ao STJ

Diante da negativa de seu Mandado de Segurança pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios, a impetrante recorreu ao STJ, ingressando com recurso sob a alegação de que a aposentadoria de servidor público que já tenha alcançado os requisitos necessários para o benefício, possui proteção integral e perene, motivo pelo qual a carece de legalidade a pena imposta (cassação de aposentadoria).

Para o relator de caso no STJ, Ministro Herman Benjamin, a lei não proíbe a cassação de aposentadoria deferida em momento anterior ao processo administrativo disciplina.

Para o relator, da interpretação da lei deve ser no sentido de que é autorizada a cassação do benefício de aposentadoria na hipótese em que, ao final, seja constatada a sua indevida concessão.

Neste sentido, a 2.ª turma do STJ votou, por unanimidade, pela manutenção da decisão que determinou a cassação da aposentadoria da ex-delegada.

Notícia reproduzida pelo Instituto de Direito Real

Usamos como fonte de informação apenas dados oficiais, obtidos mediante pesquisas realizadas diretamente nos sites institucionais dos próprios dos tribunais: STJ (www.stj.jus.br); STF (www.stf.jus.br); TST (www.tst.jus.br).

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos