Witzel aprova lei que beneficia portador de fibromialgia

30/01/2020 às 16:20
Leia nesta página:

Portadores de fibromialgia que vivem no interior do Rio de Janeiro tiveram uma importante vitória nesta semana: o governador aprovou lei que permite o atendimento fora do endereço, caso a cidade do paciente não tenha o serviço médico.

De acordo com informações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o governador Wilson Witzel sancionou um projeto de lei de autoria do deputado Dr. Serginho (PSL) que garante ao portador de fibromialgia o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). 

Para quem não conhece, caracterizada por uma dor musculoesquelética difusa e crônica, a fibromialgia pode levar seus portadores a uma situação de incapacidade. Estudos apontam que a doença afeta cerca de 2,5% da população brasileira, sendo mais comumente diagnosticada em mulheres. Apenas como forma de comparação, os gastos com a saúde desses pacientes nos Estados Unidos chegam a ser de três a cinco vezes maiores que os da população em geral.

Tratamento fora de domicílio é uma norma regulamentada pelo Ministério da Saúde que possibilita o acompanhamento médico fora do município aos pacientes que não contam com determinada especialidade na cidade em que reside. A autorização para o tratamento será concedida quando todos os meios de TFD interestadual e intermunicipais do SUS se esgotarem. A norma estabelece que o pagamento das despesas relativas ao deslocamento de usuários do SUS para outro município sejam cobradas por intermédio do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS), observado o teto financeiro definido para cada município e estado.

A Lei 8.714/20 estadual foi assinada por Witzel e publicada pelo Diário Oficial do Executivo na segunda-feira (27/01).

Sobre o autor
Mayk Souza

Colaborador e editor em seolovers.com.br , risw.com.br e oirio.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos