Informações detalhadas pelo jornal O Estado de São Paulo (Estadão) dão conta de que o presidente Jair Bolsonaro deveria atualizar a tabela do Imposto de Renda 2020 em 7,39% para não elevar a carga tributária do brasileiro.
Na prática, isso representaria uma redução de até R$ 13 bilhões na arrecadação federal, segundo um levantamento feito pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco).
O percentual de 7,39% corresponde ao acúmulo da inflação dos dois últimos anos. Essa, inclusive, foi uma promessa de campanha do então candidato Jair Bolsonaro, de reduzir a carga tributária brasileira.
Atualmente, está isento do IR 2020 o trabalhador que teve renda de até R$ 1.900/ mês.
A Unafisco destacou que a falta de correção da tabela, defasada no comparativo entre os anos de 1996 e 2019 em 95%, afeta mais de 11 milhões de trabalhadores, já que eles estariam livres da mordida do leão.
Faltam poucos dias para que a Receita Federal libere o acesso aos documentos relativos a declaração deste ano. Os brasileiros devem declarar o IR 2020 entre os dias 03 de março e 30 de abril. Fique atento ao prazo!