O Incidente de Falsidade previsto no artigo 145 e seguintes do Código de Processo Penal pode ser arguido a qualquer tempo?

Leia nesta página:

Existe prazo para arguir a falsidade documental no processo penal?

O Código de Processo Penal no artigo 145 e seguintes prevê o incidente de falsidade documental, trata-se de um procedimento incidental conexo ao processo criminal principal. O referido incidente visa atacar a veracidade de documentos juntados ao processo criminal, por se tratar de um processo incidental o Código de Processo Penal não estabelece prazo para tal arguição. Não havendo prazo no CPP é correto afirmar que pode-se arguir a falsidade de um documento a qualquer tempo? Não, o Superior Tribunal de Justiça firmou entendimento que não se pode arguir a falsidade documental a qualquer tempo uma vez que tal conduta viola a ideia de segurança jurídica e de lealdade processual. Tal orientação foi tomada no Recurso Ordinário em Habeas Corpus 79.834-RJ de Relatoria do Min. Felix Fischer. Assim tal arguição esta sujeita também a preclusão, vale dizer deve ser deduzida logo após a juntada dos documentos. Fonte: STJ. RHC 79.834-RJ. Rel. Min. Felix Fischer.

Sobre o autor
Michel Radames Goncalves Lopes

Advocacia Criminal Especializada

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos