Receita Federal Suspende Prazos de Atos Processuais e Administrativos

Leia nesta página:

A medida foi adotada como forma de reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus e de enfrentar a emergência de saúde pública de forma eficaz.

A Receita Federal do Brasil suspendeu temporariamente os prazos para realização de atos processuais e procedimentos administrativos. A medida foi adotada como forma de reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus e de enfrentar a emergência de saúde pública de forma eficaz.

Com tal postura, ficam suspensos diversos atos, dentre eles a intimação para pagamento de tributos e exclusão do contribuinte em parcelamento por inadimplência de parcelas.

Além disso, o atendimento presencial nas unidades ficará restrito até o dia 29 de maio, cuja solução será realizá-lo obrigatoriamente por meio de agendamento prévio.

Alguns serviços imprescindíveis ao deslinde de determinadas atividades continuarão em funcionamento normalmente mediante às novas diretrizes da Portaria, como a regularização de Cadastro de Pessoa Física, declaração de algumas obrigações acessórias e realização de investigação pelos Auditores Fiscais sem vínculo com o local de despacho aduaneiro, no intuito de haver colaboração entre os membros da Administração, estes que se encontram em número reduzido devido à Covid-19.

O operador de comércio internacional deve se manter atento às mudanças e se adaptar à atual crise, sendo importante o auxílio de equipe jurídica para se antecipar frente às eventuais necessidades e obter mais informações sobre quais prazos serão interrompidos temporariamente.

Fonte: Conjur

Por Gian Lucca Jorri,Advogado, Formado em Direito em 2016 pela Universidade Católica de Santos. Área de Atuação: Direito Aduaneiro e Direito Tributário, OAB: 404.759.

Sobre os autores
DB Tesser Sociedade de Advogados

Escritório de Advocacia especializado em Direito Aduaneiro e Tributário.

Gian Lucca Jorri

Advogado OAB/SP nº 404.759 Formado em Direito em 2016 pela Universidade Católica de Santos / SP Área de Atuação Direito Aduaneiro / Tributário Formação Complementar Inglês Pós-Graduando em Direito Tributário pela Universidade Presbiteriana Mackenzie / SP Pós-Graduação em Direito Marítimo e Portuário

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos