Juiz suspende pagamentos de dívida bancária de restaurante

10/04/2020 às 10:28
Leia nesta página:

Em caso fortuito ou força maior, não deve responder o devedor pelo prejuízos que deles resultarem.

Em caso fortuito ou força maior, não deve responder o devedor pelo prejuízos que deles resultarem. Mario Chiuvite Júnior, juiz da 22º Vara Cível de São Paulo, a partir desse entendimento, decidiu suspender por 90 dias os pagamentos das prestações que forem ajustadas em cédulas de crédito bancário entre uma instituição financeira e um restaurante.

As cédulas de crédito bancário, firmadas pelo restaurante, totalizaram R$ 3 milhões. A empresa justificou a quebra na regularidade do pagamento com a situação econômica e social do Brasil atual devido ao contexto pandêmico que o país vem enfrentando.

Em razão disso, o restaurante alegou estar sem faturamento e, por isso, teve que fechar as portas, pedindo, então, a suspensão temporária dos pagamentos das prestações ao banco, sem a incidência da cobrança de multas.

O pedido foi acolhido pelo magistrado. Em sua decisão, ele mencionou o decreto estadual que determinou a proibição do atendimento presencial em restaurantes em São Paulo, o que prejudica o autor da ação. O juiz afirmou ainda que “o caso fortuito ou força maior exclui a responsabilidade da parte que não deu causa ao seu advento, consoante preceitua o artigo 393 do Código Civil”.

Nesse sentido, a Dra. Renata Cisneiros Lehmann, advogada, afirma que em situações como essa o Estado, que tem como função equilibrar as relações jurídicas, deve proteger o interesse público, evitando prejuízos principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade. “A pandemia não foi prevista pelo empresário e nem pela sociedade, assim, ele não poderia ter antecipado os prejuízos que essa situação traria a sua atividade econômica, podendo gerar grandes danos à subsistência do restaurante”.

Fonte: https://lehmann.adv.br/juiz-suspende-pagamentos-de-divida-bancaria-de-restaurante/

Sobre a autora
Lehmann Advogados

Somos um escritório de advocacia full service, e estamos comprometidos em ser o melhor em diferentes áreas do direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos