Informativo sobre o formato de documento padrão de comprovação de residencia. de acordo com a lei 7115/83 e dentro das conformidades da nova lei LGPD.

Em vigor desde o dia 08/09/2011, a lei estadual 4.082/2011 proíbe a exigência de documentos, como contas e faturas para a comprovação de endereço junto a estabelecimentos comerciais ou bancários. Instituições pública ou Privada. 

Pela lei, agora, para comprovar residência, basta que o consumidor ou cliente faça uma declaração de próprio punho, ou faça o Cadastro no Sistema de Segurança Digital e imprime o novo Documento Padrão Brasileiro. Estas são as novas regras agora aceitas pelo comércio de Campo Grande.

A assessoria da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) informou que os comerciantes podem estar exigindo ainda o comprovante porque devem estar receosos com o aumento da inadimplência, ou até por falta de conhecimento.

A Assessoria também informou que iria tratar esta questão na manhã desta terça-feira (20), em reunião com os dirigentes lojistas, e fazer um levantamento sobre o cumprimento da legislação. Embora haja situações em que o consumidor possa se sentir lesado com a exigência (agora ilegal) do comprovante, o período é de adaptação à nova regra.

Por outro lado, Wagner dos Santos, gerente de uma loja de sapatos, informou que apesar de cumprir a lei e não exigir o comprovante de residência, nas formas ilegais, sempre pega os telefones de contatos no sistema Domiciliado, para que a loja confirme os dados, inclusive o endereço do cliente, por isso é muito importante ter o acesso ao sistema de segurança digital domiciliado.

Comprovando residência

Agora apenas uma declaração feita pela pessoa ou impresso no site www.domiciliado.com.br ou escrita à mão mesmo, é suficiente para comprovar onde mora, ou seja, não é mais necessário ter em mãos contas de luz, água, telefone, ou qualquer outro documento. Na declaração manuscrita é importante incluir a ciência do autor de que a falsidade da informação é crime e pode causar sanções.

o Documento impresso no formato padrão Brasileiro já traz no corpo do documento o ato da responsabilidade mediante a lei.

site www.domiciliado.com.br o Cadastro e documento é gratuito

grupo para suporte no whatsapp.   https://chat.whatsapp.com/BSRfPB1ym6C39Kvh9mLkik



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Regras de uso