A transmissão clandestina de sinal internet é crime?

Leia nesta página:

Breves comentários à conduta típica prevista no art. 183 da Lei 9.472/97.

A Lei 9.472/97 trata “sobre a organização dos serviços de telecomunicações, a criação e funcionamento de um órgão regulador e outros aspectos institucionais”. Nesse sentido estabelece regras quanto aos serviços de telecomunicações, agentes reguladores, suas competências e também crimes pertinentes a matéria.

Dentre os crimes previstos na referida Lei o tipo mais recorrente é o tipo previsto no artigo 183, que tipifica a conduta de “desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações”, conforme o texto da lei:

Art. 183. Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:

Pena - detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime.

O referido tipo penal já está sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça. Conforme a súmula 606, o crime em tela não comporta o princípio da insignificância, leia-se:

“Não se aplica o princípio da insignificância aos casos de transmissão clandestina de sinal de internet via radiofrequência que caracterizam o fato típico previsto no artigo 183 da lei 9.472/97”.

As razões para tanto dizem respeito ao perigo de dano abstrato que a emissão do referido sinal causa à segurança das redes de telecomunicações do país. Logo, ainda que de baixa frequência a rede clandestina, estar-se-ia diante do crime previsto no artigo 183 da 9.472/97.

Entretanto, essa é a orientação do Supremo Tribunal Federal?

Não, recentemente o Supremo Tribunal Federal inclinou-se no sentido da possibilidade de aplicação do princípio da insignificância ao crime em comento, orientação essa contrária a súmula 606 do STJ, leia-se:

O ministro Marco Aurélio (relator) deferiu a ordem para absolver o paciente, com base no art. 386, III, do Código de Processo Penal (CPP) (1).

Explicitou que não concebe crime sob o ângulo da tipicidade por extensão e que o Direito Penal se submete ao princípio da legalidade estrita.

Dessa maneira, o ministro concluiu não ser possível enquadrar a oferta de serviço de internet como atividade clandestina de telecomunicações.

A orientação do Supremo Tribunal Federal é no sentido de que existem situações em que não se pode criminalizar a conduta de quem emite um sinal clandestino, tendo em vista sua mínima ofensividade aliada à ausência de periculosidade da conduta.

Nesse sentido, o reconhecimento da insignificância penal da conduta torna atípica a conduta de transmitir sinal de forma clandestina.


Fonte:

Informativo 973 do Supremo Tribunal Federal.

Superior Tribunal de Justiça.

Sobre o autor
Michel Radames Goncalves Lopes

Advocacia Criminal Especializada

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos