5 dicas para manter a produtividade hospitalar em tempos de pandemia

Veja como gerenciar os setores da unidade hospitalar para atender os pacientes sem perder a qualidade

30/04/2020 às 11:31
Leia nesta página:

Em tempos de pandemia, é importante que os hospitais, mais do que nunca, saibam como manter a produtividade de maneira segura.

Administrar um hospital em dias normais já é uma tarefa complexa, mas, fazê-la em tempos de pandemia é ainda mais desafiador para o gestor e requer uma boa dose de estratégia e estruturação. 

Para que todos os setores continuem funcionando sem que seja necessário abrir mão de fatores importantes como a qualidade do atendimento, abastecimento de suprimentos necessários, saúde dos colaboradores e etc., é essencial adotar um plano emergencial para evitar que as coisas saiam do controle. 

Nessas horas, para manter a produtividade a todo vapor e garantir que a unidade de saúde não entre em colapso, ter um bom gestor também faz toda a diferença. 

Este profissional será responsável por organizar (ou reorganizar) toda a rotina de trabalho, bem como cuidar de todas as questões burocráticas, gestão de equipe, demanda de medicamentos e equipamentos, qualidade e eficiência do atendimento, entre outras questões.

Pensando nisso, reunimos uma série de dicas que podem ajudar a guiar o seu trabalho diante de uma crise de saúde para que você consiga realizar as mudanças necessárias a fim de oferecer o melhor serviços para seus pacientes. Confira!

Gestão dos profissionais

O primeiro e um dos mais importantes passos é reorganizar a equipe de trabalho para garantir não só os cuidados com a saúde dos seus pacientes, mas também de todos os seus colaboradores. 

Como o isolamento social foi recomendado - principalmente para pacientes do grupo de risco: idosos e pessoas com doenças crônicas pré-existentes, uma vez que o índice de mortalidade do coronavírus é maior entre essas pessoas, o ideal é verificar se dentre os profissionais da sua equipe, alguém se enquadra nessa situação. 

Além disso, com um aumento expressivo na demanda, alguns hospitais se viram obrigados a contratar mais profissionais para dar conta do atendimento, sem precisar abrir mão da qualidade e eficiência. 

Caso observe essa necessidade, o gestor deve assegurar-se de que tudo seja feito de forma correta, analisando pontos importantes como por exemplo, se a contratação será temporária ou não, jornada de trabalho dos profissionais, dentre outros. 

Organização das finanças

O controle do fluxo de caixa de um hospital é essencial em qualquer momento, afinal, é isso que vai garantir que todos os suprimentos necessários para mantê-lo em funcionamento cheguem ao seu destino. 

Organizar e padronizar os processos de pagamentos, recebimentos, compra de material e medicamentos deve ser algo primordial na gestão. 

Aparelhos, equipamentos e medicamentos

Uma das principais complicações decorrentes do novo coronavírus, a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), atinge boa parte dos pacientes diagnosticados com a doença, o que torna necessário o uso de respiradores. 

No entanto, este tem sido um dos maiores desafios dos hospitais: conseguir os equipamentos para garantir a ventilação mecânica dos pacientes em estado mais grave, o que consequentemente, se torna um problema para os gestores. 

Outro fator importante, é controlar o estoque de medicamentos. Com a alta demanda em praticamente todo o país, a indústria farmacêutica também tem passado por momentos de tensão, o que exige uma maior atenção dos gestores hospitalares.

Além disso, como ainda não há um medicamento específico para o tratamento do Covid-19, o mais indicado é manter atenção ao estoque dos remédios que são usados para tratar os sintomas, ao menos por enquanto. 

Qualidade do atendimento

O aumento na demanda hospitalar não necessariamente significa perder a qualidade do atendimento. Muito pelo contrário, nesses momentos, é necessário oferecer um serviço ainda melhor e mais humano. 

A padronização de processos e protocolos, principalmente levando em consideração as características da pandemia, bem como a adequação dos equipamentos e do ambiente hospitalar são fundamentais para isso. 

Preparar os colaboradores para realizar um atendimento mais adequado a situação também faz toda a diferença. Por isso, promover treinamentos a fim de instruí-los é a melhor forma de garantir que os pacientes fiquem satisfeitos com os serviços prestados e, quando necessário, recomendem e voltem à instituição. 

Controle de propagação e cuidados com o ambiente

Para controlar uma pandemia de tamanha proporção, o isolamento e o distanciamento social é uma das medidas mais simples e eficazes a serem tomadas. 

No entanto, a concentração de pessoas no ambiente hospitalar é inevitável, por isso, a unidade de saúde deve tomar todas as precauções para evitar ao máximo a propagação do vírus. 

O uso de equipamentos de segurança é fundamental, tanto para os colaboradores, quanto para os pacientes, e fornecê-los é um dever do hospital. 

A higienização do ambiente também deve ser reforçada e seguir os padrões recomendados para impedir que a doença se alastre no ambiente. Caso seja necessário, aumente a frequência de limpeza dos ambientes, principalmente dos sanitários e áreas comuns como a recepção.

Manter os ambientes bem iluminados e com tudo funcionando também é um dever do gestor. Embora o momento seja de grande fluxo, é importante realizar a manutenção dos equipamentos necessários para evitar qualquer imprevisto. 

Também é essencial alugar gerador de energia a fim de garantir que em casos de interrupção problemas com o fornecimento de energia elétrica, tudo continue funcionando sem maiores dores de cabeça.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Seguindo essas dicas, você garante que a produtividade do seu hospital seja alta mesmo em tempos de pandemia, oferecendo um atendimento de qualidade para seus pacientes e cumprindo a missão mais importante de todas: salvando vidas.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos