Em tempos de crise, seja por deficiências internas de uma empresa ou motivos externos a ela – como o atual momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), toda organização precisa adotar medidas para que não seja atingida, ou para que seus impactos sejam mitigados.
Independente do motivo, para que a produtividade da empresa não seja prejudicada e não afete a estabilidade dos funcionários, relação com os colaboradores e clientes, promover uma reestruturação é crucial, pois todos os pontos que a compõem refletem positivamente nos resultados.
Além disso, momentos como esses podem não só comprometer sua estrutura, como manchar a imagem perante seu público, o que certamente é considerado um agravante.
Sendo assim, ainda mais neste período, algumas determinações foram decretadas não só pela iniciativa das próprias instituições ou pelo governo, como também pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que instituiu métodos de prevenção – como a diminuição ou extinção do contato presencial de funcionários.
E, mais importante que a adoção dessas medidas, deve ser adaptá-las às condições, necessidade e estrutura que o negócio demanda.
Alguns pontos podem ser considerados para que ocorra a prevenção de uma crise, e outros para geri-la, caso já esteja ocorrendo.
Abaixo, seguem alguns métodos de operação para situações como estas:
Identifique as oportunidades
Identificar os pontos fracos e fortes de uma organização é algo muito importante para que se saiba por onde começar a agir. Extinguir as fraquezas e apostar em seus pontos chaves pode ser a solução.
Relacionado à pandemia, pode ser um ótimo momento para que as empresas demonstrem sua sensibilidade à situação, podendo, até, criar estratégias e agir em prol da sociedade e de si mesmas.
Muitos executivos costumam dizer que "nas piores crises surgem as melhores oportunidades". Nesses períodos, é importante implementar políticas de otimização de gastos, redução na complexidade de processos, rever prioridades, entre outras medidas que poderão ser aproveitadas posteriormente.
Home Office
O Home Office, hoje em dia, é um método de trabalho muito utilizado pelas empresas que podem manter suas operações de forma digital.
Também é um ponto forte para que o trabalho continue fluindo, mesmo que tudo ao redor não esteja acontecendo em normalidade.
Já num contexto geral, muito se fala sobre a competência dos funcionários e como o ambiente de trabalho influencia nesse ponto. Talvez, trabalhar em um espaço em que a pessoa se familiariza pode mudar completamente os resultados.
No entanto, também é considerável pensar em relação à disciplina do colaborador submetido a essa função. Essa questão será levada em conta caso ele esteja desmotivado ou desconfortável com alguma tarefa de sua competência.
Sendo assim, cabe ao empregador analisar as disposições e atividades que estão sendo direcionadas para cada componente de sua empresa.
Alinhar bem as operações a seus respectivos competentes, levando em consideração, também, os colaboradores e clientes, além de alinhar uma política de trabalho remoto é primordial para que o Home Office funcione.
Controle de gastos
Devem-se entender os custos e faturamento para que não haja desequilíbrio em qualquer âmbito de operação de uma empresa. Devem ser baseados na ideia de “custo benefício”, na qual é analisada a sustentação de cada investimento e sua conveniência.
Qualquer gasto que não influencie nos bons resultados deve ser repensado.
Capacitação da equipe
Além de pensar só nas técnicas que podem prevenir ou solucionar um problema, a capacitação da equipe é fundamental para que todos estejam aptos a lidar com os desafios a serem enfrentados.
De nada adiantam boas teorias se a equipe não estiver em harmonia com os propósitos da organização.
A frase “vestir a camisa da empresa” pode parecer equivocada para uns, mas, analisada por outro lado, refere-se ao quão comprometido o funcionário está com seu trabalho. E, para que isso aconteça, é importante investir na qualidade de vida e manter a ordem na funcionalidade da equipe.
Investir no crescimento pessoal e profissional da sustentação de qualquer instituição – sendo ela, os funcionários – tira a obrigação e peso na realização das tarefas e traz a sensação de “pertencimento”.
Seja ofertando cursos, benefícios ou ações que tornam o ambiente mais leve, tudo é válido para que se sintam mais confortáveis.
Digitalização de documentos
Há muito tempo a desmaterialização dos papéis com teor documental já vem acontecendo. Com a possibilidade de manter uma infinidade de arquivos salvos digitalmente, perde-se a necessidade de manter resíduos materiais – que contribuem para a degradação do meio ambiente – e, também, evita-se que registros importantes se percam.
Neste período de quarentena, percebemos a importância de as empresas adotarem, de uma vez por todas, um método de armazenamento de todos seus escritos, para que não haja a necessidade de deslocamento para encontrá-los.
Por isso, algumas instituições contratam uma empresa de digitalização e documentos para manter a organização dos arquivos, sem que haja necessidade de sobrecarregar seus funcionários com essa tarefa, os mantendo em boas condições para desempenhar suas funções.
Tente agir de forma rápida
Seguindo os métodos preventivos e corretivos de crise, as empresas poderão continuar desempenhando suas atividades e mantendo seus objetivos. Basta alinhar os pontos necessários e manter-se firme em meio às adversidades.