PREFEITURA DE CURUÇÁ FAZ COBRANÇA ILEGAL DE "TAXA SOBRE SERVIÇO" CONTRA OS CAMINHONEIROS AUTÔNOMOS

08/06/2020 às 14:18
Leia nesta página:

O Município de Curuçá está cobrando"taxa de serviço" dos caminhoneiros que realizam entregas naquela localidade, em total afronta às normas legais e constitucionais em vigor.

No dia 03 de junho do corrente ano houve uma grave denúncia contra a Prefeitura Municipal de Curuçá, Estado do Pará, na qual um caminhoneiro autônomo divulgou amplamante nas redes sociais a cópia de uma cobrança de "Taxa sobre Serviços" no valor de R$20,00 (vinte reais), sob a desculpa de estar utilizando-se das vias públicas daquela cidade, conforme imagem abaixo, na qual excluiu-se os dados relativos à identificação do caminhoneiro autônomo e seu veículo:

 

Taxa sobre serviço do caminhoneiro autônomo cobrada no Município de Curuçá - PA

 

Vale ressaltar que inexiste posto de pedágio naquela cidade, e que o caminhoneiro relatou que foi obrigado a pagar a referida "taxa sobre serviço" no momento em que estacionou para descarregar os produtos no destinatário.


O SINDICAM/PA apurou que o Código Tributário Municipal de Curuçá (Lei Municipal nº 2.124/2018) não apresenta qualquer previsão de existência da mencionada "taxa sobre serviços", inclusive, nos seu art. 6º, I, "c" e art. 56, §1º, reconhece o Poder Público Municipal não possui competência para tributar "operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal" previstos no art. 155, II da Constituição Federal.


A natureza ilegal da cobrança é flagrante, uma vez que não se tributa serviços mediante taxa, uma vez que esta forma de tributação é decorrente do poder de polícia na forma do art. 6º, II da Lei Municipal nº 2.124/2018 c/c art. 145, II da CF/88 c/c art. 78 do CTN.


O SINDICAM/PA julga que se faz necessária a adoção das medidas legais pertinentes para que seja suspensa a cobrança indevida da "taxa sobre serviço" que vem sendo ilegalmente cobrada da categoria profissional dos caminhoneiros autônomos.

 

Sobre o autor
Werner Nabiça Coêlho

Advogado, especialista em direito tributário pela UNAMA/IBET

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos