Fraude à execução afasta impenhorabilidade de único bem de família

18/06/2020 às 13:04
Leia nesta página:

Se comprovada fraude à execução, a norma que protege o bem de família fica afastada.

Se comprovada fraude à execução na alienação do único imóvel do executado e se constatado o abuso de direito e a má-fé, a norma que protege o bem de família fica terminantemente afastada, não se admitindo atuação dos devedores em desconformidade com a boa-fé objetiva.

Em análise à Lei 8.009/90 (Lei da Impenhorabilidade do Bem de Família), os Ministros do STJ concluíram por ser determinante a boa-fé do devedor para que possa se socorrer do favor legal, afastando e reprimindo qualquer ato praticado no intuito de fraudar credores.

Assim, se reconhecida a fraude à execução na alienação do imóvel, “a norma de proteção ao bem de família torna-se ineficaz, não havendo que se falar em legítima defesa da propriedade”. 

O julgamento foi concluído em sessão do dia 22/03/2018, pela 3ª Turma do STJ no julgamento do REsp 1.575.243 cuja decisão foi unânime.

Sobre a autora
Graziele Vital

Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Pesquisadora Jurídica em Direito Constitucional pela Universidade Federal da Bahia e inscrita no CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisa). Foi coordenadora dos núcleos de Direito Administrativo e Tributário de escritórios renomados em Salvador, atuando com o contencioso administrativo e judicial. Advogada com larga experiência nas áreas tributária, administrativa e cível. Professora de Direito Tributário em curso preparatório para exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tendo lecionado por alguns anos no Curso FMB - Flávio Monteiro de Barros (Unidade Pituba SSA/BA). Atualmente é sócia do escritório Vital & Mattos Advocacia Especializada com sede em Salvador/BA.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos