Direitos dos Professores de Ensino Superior

Caso Uninove, mais um desrespeito e violação de direitos!

29/06/2020 às 16:05
Leia nesta página:

Breve análise sobre os direitos trabalhistas dos professores de ensino superior despedidos em massa à luz da legislação internacional e brasileira. Caso Uninove.

Nossa defesa aos direitos dos Professores de Ensino Superior inicia assim: "O 'Autor' ao trabalhar para a 'IES', vinculou-se à categoria diferenciada dos PROFESSORES, enquadramento funcional amparado à luz dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, do art. 26 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, das Recomendações da OIT/UNESCO de 1966 relativa ao Estatuto dos Professores e da UNESCO de 1997 relativa ao Estatuto dos Profissionais do Ensino Superior, do art. 206, inciso V, 1a parte da Constituição Federal de 1988, das Leis Federais 9.424/96 e 9.394/96. Diplomas normativos que também regulamentam a profissão.

O art. 206, inciso V, 1a parte da Constituição Federal de 1988 estatui o PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO.

Ademais, essa categoria é regulamentada pelas Convenções Coletivas de Trabalho da respectiva categoria profissional dos professores, anexas à Inicial."

Mais à frente, clamamos pela necessidade de indenização também com caráter pedagógico no combate à despedida discriminatória por sobrequalificação, pois o professor de ensino superior é negativamente discriminado por ser muito qualificado: é verdade! Ele é demasiadamente custoso na visão de algumas Instituições de Ensino Superior - IES e em detrimento do ensino.

Buscamos também a indenização por despedida massiva - esta que foi melhor combatida pela OMC do que pela OIT, tamanho o prejuízo social que transcende a figura do profissional e de sua família, embora sejam diretamente afetados. É cabível indenização por despedida massiva aos professores assim dispensados.

Sobre a despedida massiva de professores da UNINOVE ocorrida neste mês de junho de 2020, lamentamos !

Sou advogada e eternamente aluna dos professores. A eles todo meu apoio, admiração e nossos serviços com elevado respeito!!! 

Sobre a autora
Rebeca Ingrid Arantes Robert

Advogada e professora de direito na graduação e na pós graduação. Associada ao Instituto Brasileiro de Insolvência - IBAJUD. Membro do Instituto Brasileiro do Direito de Empresa - IBDE. Membro efetivo da Comissão Especial da Advocacia Trabalhista da OAB/SP no triênio 2022/2024; de Direito Sindical 2016 da OAB/SP, dos Direitos à Educação e Informação 2015 da OAB/SP. Conselheira da Câmara Agrícola Lusófona. Representante de Comércio Exterior do Governo de Mendoza - AR. Fundadora e membro do Colegiado Empresarial especializado em Recuperação de Empresas em Crise.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos