A ANS anula liminar que exige que os planos de saúde cubram teste da COVID-19

14/07/2020 às 22:55
Leia nesta página:

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anulou uma liminar no tribunal que exige que os planos de saúde incluam testes sorológicos para identificar os coronavírus.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anulou uma liminar no tribunal que exige que os planos de saúde incluam testes sorológicos para identificar os coronavírus.

A decisão do desembargador Leonardo Augusto Nunes Coutinho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, acata argumento da ANS de que não é possível “fazer uso de testes, de forma paulatina e segura, como auxílio no mapeamento de pessoas infectadas”.

 Em junho, após a Aduseps ter adotado uma ação civil pública, a ANS incluiu testes sorológicos no escopo do seguro de saúde obrigatório. Outros tipos de testes que ajudam a diagnosticar e tratar novos coronavírus foram incluídos na lista obrigatória de planos de saúde.

No entanto, para os juízes, a aplicação em larga escala de testes coloca em risco as pessoas beneficiárias dos planos de saúde e, ameaça as operações das Operadoras de Plano de Saúde. O assunto deve ser decidido na reunião plenária do tribunal. Após, diante da relevância da matéria, bem como da antecipação da tutela recursal por decisão monocrática, inclua-se o feito em pauta de julgamento, com prioridade”, escreveu Coutinho na decisão.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos