Convido todos para a leitura

O artigo intitulado "Democracia e Direitos Humanos: A Inlusão Democrática" foi publicado em 2017 no evento II Seminário América Latina: Cultura, Hisótira e Política em Uberlândia - MG

Este artigo  tem como objetivo discutir a relação entre Democracia e Direitos Humanos, com foco na inclusão democrática. Expõe, inicialmente, uma rápida reconstrução histórica sobre Democracia e, após, sobre Direitos Humanos, trabalhando seus conceitos, para, ao final, estabelecer uma relação entre eles. Após trabalhar os conceitos, o estudo pretende discutir a inclusão democrática, questionando acerca da situação da vontade das "minorias" excluídas no Estado Democrático de Direito atual. Esse discurso é de suma importância e vem ganhando maior visibilidade com o  processo de "democratização" no qual o Brasil vem percorrendo.

Foi escrito em Coautoria com Maurides Macêdo, se você interessou pelo tema, pode conferir o artigo clicando aqui.


Autor

  • Jéssica Painkow Rosa Cavalcante

    É doutoranda em Direito Público na UNISINOS, na linha de pesquisa Sociedades, Novos Direitos e Transnacionalização, com o tema de pesquisa da tese voltado para investigação acerca da teoria da posse e propriedade no direito brasileiro e a limitação de conceitos que não compreendem a realidade de Comunidades Tradicionais, especificamente, o estudo se volta para conceitos que giram em torno de segurança jurídica, fronteira e direito multinormativo. É graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014), mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (2018), especialista em Direito Agrário e Agronegócio (2018) e em Direito Civil e Processo Civil (2017). É advogada compondo a equipe do escritório de advocacia Júlio Solimar & Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, comunidades tradicionais, democracia e conflitos agrários.

    Textos publicados pela autora

    Fale com a autora


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Regras de uso