Planos de Saúde não poderão ter reajuste anual e por faixa etária

22/08/2020 às 11:05
Leia nesta página:

ANS suspendeu reajuste de planos de saúde por 120 dias para contratos individuais, familiares e coletivos e empresariais devido à pandemia.

A Agência Nacional de Saúde (ANS) anunciou nesta sexta-feira (21) uma medida que suspende os reajustes por faixa etária e anual nos contratos de planos de saúde por 120 dias. A decisão foi tomada devido a pandemia do Covid-19 e entra em vigor para todos os tipos de contratos: individuais, familiares, coletivos por adesão e empresariais.

Segundo a ANS, essa medida entrará em vigor em setembro e além de atender aos contratos de assistência médica, também servirá para os contratos de assistência odontológica.

A nóticia é ótima, principalmente para beneficiários de planos de saúde para idosos que costumam ter valores elevados na mensalidade e são os que mais sofrem com esses reajustes todo ano. Segundo a ANS inclusive, os planos de saúde vêem registrando aumento no indíce de inadimplencia de seus beneficiários.

Os diretores da ANS informaram que a avaliação do impacto dessa decisão nos planos de saúde, além das medidas que serão tomadas para um possível reequilibrio dos contratos, serão feitas em um outro momento.

Um risco que poderá ocorrer após esse período de 120 dias, é que haja uma confusão na hora de reequilibrar esses contratos, e que os beneficiários recebam os reajustes reatroativos ao mesmo tempo que receberão os reajustes anuais do ano seguinte.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos