Fecomércio MG avalia prorrogação de prazo para redução de jornada e salário e suspensão de contrato

27/08/2020 às 15:13
Leia nesta página:

Medida prolonga por mais 60 dias o período para a celebração de acordos para a manutenção dos empregos e da renda.

O presidente da República editou, nessa segunda-feira (24/08), o Decreto nº 10.470/2020, que prorroga, pela segunda vez, os prazos para celebrar acordos de redução proporcional da jornada de trabalho e do salário e de suspensão temporária de contrato. A medida – que já havia sido estendida em julho – prolonga por mais até 60 dias os efeitos da Lei nº 14.020/2020, que estabeleceu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Com a norma, publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa segunda-feira (24/08), o prazo máximo para os acordos de suspensão temporária do contrato de trabalho e redução proporcional de jornada e salário passa a ser de 180 dias. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, “a prorrogação se faz necessária para que as empresas em situação de vulnerabilidade continuem sobrevivendo a este período de calamidade e, desta forma, preservem postos de trabalho e projetem uma melhor recuperação econômica ao fim das medidas restritivas”.

O Decreto nº 10.470/2020 também prevê que o empregado com contrato de trabalho intermitente formalizado até 1º de abril de 2020 poderá receber o auxílio emergencial mensal no valor de R$ 600,00 pelo período adicional de dois meses. Assim, com a edição dessa medida, esses trabalhadores receberão ao todo seis parcelas mensais de R$ 600,00.

A extensão do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda faz parte das ações do governo federal para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no país. Os efeitos da norma estão limitados à duração do estado de calamidade pública, declarado até 31 de dezembro de 2020. Segundo o Ministério da Economia, desde a criação do programa, 24,5 milhões de trabalhadores já tiveram a jornada de trabalho e o salário reduzidos ou o contrato suspenso.

Efeito positivo, mas insuficiente

Na avaliação da Fecomércio MG, a medida é positiva, embora insuficiente para garantir a manutenção dos negócios no país. “A fim de reduzir os gastos neste período, o empresário suspende o contrato de trabalho de um empregado e garante a ele estabilidade por igual período. No entanto, sem uma previsão de retomada total das atividades, essa medida por si só pouco adianta”, avalia o coordenador jurídico sindical da Fecomércio MG, Thiago Magalhães.

Segundo o especialista, outros fatores têm agravado a situação das empresas de comércio, serviços e turismo. “O empresário adapta o seu negócio, seguindo todas as medidas de prevenção ao Covid-2019 e se aproveita do Decreto nº 10.470/2020 para manter empregos. Mas, se os municípios não adotarem um cronograma para a retomada das atividades, ao término dos efeitos da medida, o empresário se vê obrigado a demitir. Afinal, além dessa imprevisibilidade, ele precisa conviver com dificuldades de acesso ao crédito e obtenção de incentivos tributários”.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos