Novo pente-fino do inss vai revisar 1,7 milhão de benefícios

Quem recebe aposentadoria, pensão por morte e benefício por incapacidade pode ser chamado e terá 60 dias para apresentar documentos

Leia nesta página:

Uma ajuda especializada será fundamental para encaminhar corretamente a documentação solicitada pelo INSS a fim de manter o recebimento do benefício e será, também, uma oportunidade de fazer o cálculo de revisão para aumentar o valor da aposentadoria

 

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), irá revisar 1,7 milhão de benefícios previdenciários. A ação possui amparo legal que permite o INSS manter "programa permanente de revisão da concessão e da manutenção dos benefícios por ele administrados, a fim de apurar irregularidades ou erros materiais" (artigo 69 da Lei 8.212/1991 alterado pela Lei 13.846/2019).

“Para o novo pente-fino, o INSS irá convocar pessoas que recebem aposentadorias, pensões e auxílios (doença e acidentários). A partir desta semana, cartas físicas e on-line por meio do aplicativo dos Correios, começam a serem enviadas”, explica o advogado previdenciarista Carlos Alberto Calgaro.

Conforme o advogado, quem receber a notificação do INSS terá prazo de 60 dias para apresentar documentos junto ao Instituto. Quem não cumprir a exigência terá o benefício bloqueado.

Uma ajuda especializada será fundamental para encaminhar corretamente a documentação solicitada pelo INSS a fim de manter o recebimento do benefício e será, também, uma oportunidade de fazer o cálculo de revisão para aumentar o valor da aposentadoria, uma vez que, a previsão de reabertura física das agências do INSS marcada para o dia 14 de setembro poderá ser prorrogada ou, voltando ao atendimento presencial, vai ser com restrições.

 

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420

Carlos Alberto Calgaro - Advogado especialista em Direito Previdenciário - [email protected]

Sobre os autores
Calgaro Advogados Associados

Calgaro Advogados Associados é um escritório de advocacia especializado em direito previdenciário que atua em todo o território nacional realizando encaminhamentos de aposentadorias e revisões de benefícios. Também atua nas áreas trabalhista, tributária, indenizatória e securitária. Dispondo de conhecimento do direito, aliado à tecnologia e gestão, com mais de duas décadas de experiência, o escritório promove ações administrativas e judiciais para auferir e elevar renda para clientes residentes no Brasil e brasileiros no exterior.

Andrieli Trindade

Jornalista profissional, atuante em marketing de conteúdo.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos