BAIXA DE PROTESTOS E RESTRIÇÕES PARA ACESSO DE EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL A LINHAS DE CRÉDITO

Leia nesta página:

TJGO DETERMINA BAIXA DE PROTESTOS E RESTRIÇÕES PARA ACESSO DE EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL A LINHAS DE CRÉDITO

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, nos autos do processo nº 293125.70.2020.8.09.0051, concedeu a baixa dos protestos e restrições à empresa em processo de recuperação judicial para possibilitar o acesso a linhas de crédito liberadas em razão da pandemia.
Não houve, ainda, a homologação do plano de recuperação judicial da empresa em questão, contudo, em razão do atual momento de pandemia e a influência negativa no trâmite processual, o magistrado entendeu por liberar as restrições da empresa.
A medida foi pleiteada na tentativa de se obter recursos extraordinários disponibilizados pelo Governo Federal e Estadual, destinados para que empresas enfrentem a crise econômica originada pela situação de calamidade pública decorrente do Covid-19. Todavia, os entes públicos exigem que as empresas solicitantes estejam sem nenhuma restrição em seu nome.
Nesse momento crítico, os entes públicos tentam fomentar a atividade empresária através de programas incentivadores e liberação de recursos. No entanto, as exigências de certidões negativas acabam por não permitir o acesso das empresas em recuperação judicial a todos esses programas.
A decisão foi pautada na cautela, em respeito ao que preconiza a Lei 11.101/05, para auxiliar a empresa a obter seu efetivo soerguimento.

Sobre os autores
Centro de Mulheres na Reestruturação Empresarial

O Centro de Mulheres na Reestruturação Empresarial visa a promover eventos, discussões e conteúdo jurídico de qualidade vinculados à área de reestruturação de empresas.

Lais M Soares

Advogada da Licks Associados, no Rio de Janeiro

Bruna Correa

Advogada e Administradora Judicial em Goiás

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos