LGPD gera impactos na medicina

Com atuação digital em expansão, empresas de saúde precisam adotar medidas rigorosas e tecnologias mais seguras para se adequarem à nova legislação

24/09/2020 às 09:24
Leia nesta página:

Com a LGPD, médicos, clínicas, hospitais, operadoras de planos e empresas prestadoras de serviços ligados à saúde devem adotar medidas técnicas e administrativas ainda mais rigorosas para seguirem os protocolos estipulados pela nova lei.

Um dos principais pilares para a relação de confiança entre médico e paciente, o sigilo profissional tornou-se um ponto de atenção com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, nº 13.709/2018). A confidencialidade das informações pessoais sensíveis dos pacientes já estava resguardada pelo Código de Ética e normatizada pela Constituição Federal e pelas diferentes leis e resoluções. Agora, com a LGPD, médicos, clínicas, hospitais, operadoras de planos e empresas prestadoras de serviços ligados à saúde devem adotar medidas técnicas e administrativas ainda mais rigorosas para seguirem os protocolos estipulados pela nova lei. 

A normatização chegou em um momento de transformação do exercício da medicina, que tem se tornado cada vez mais digital, principalmente, durante a pandemia do novo coronavírus. Em 2020, o setor médico foi impulsionado por serviços de telemedicina, prontuário eletrônico e receita digital. Consequentemente, houve um aumento no volume de armazenamento online de dados sensíveis que podem gerar alguma discriminação da pessoa, a exemplo de diagnósticos e doenças.

Para garantir a integridade desses dados e informações, a empresa de soluções tecnológicas em saúde iMedicina readequou seus termos de consentimento e Política de Privacidade e investiu pesado em tecnologia com segurança avançada. Os dados são protegidos com protocolo Https, criptografados de ponta a ponta e armazenados em servidores que contam com proteção similar ao de bancos digitais. 

A empresa oferece, entre outros serviços, uma plataforma integrada para teleatendimento, agendamento de consultas, prontuário eletrônico e gestão financeira. O acesso às informações é exclusivo ao médico, que utiliza login e senha para acesso aos dados em nuvem. A Política de Privacidade da plataforma explicita que são coletados apenas dados cadastrais e de pagamento, registros eletrônicos e informações de saúde indispensáveis para a realização de consultas.

Segundo o CEO do iMedicina, Raphael Trotta, o desenvolvimento de tecnologias e protocolos de segurança serão cruciais não somente para a conformidade com a lei, mas também para a transformação de toda a área da saúde, impactando o cenário macroeconômico. “Esses investimentos movimentam a economia, diversificam o mercado, eliminam o uso de prontuários físicos e promovem o armazenamento e processamento de prontuários em nuvem. Assim, os dados podem ser acessados de qualquer lugar e a prática da medicina é modernizada com recursos como a teleconsulta, capaz de conectar médicos e pacientes remotamente”, avalia.

Transparência e benefício aos usuários

Um dos pontos mais importantes da LGPD encontra-se no princípio da autodeterminação informativa, que é o direito da pessoa determinar e controlar o uso de seus dados. Segundo os consultores Sandra Franco e Raphael Moraes, da SFranco Consultoria Jurídica, mesmo quando o titular não puder se opor ao armazenamento e uso de suas informações, a lei prevê que ele deve ser informado de forma transparente sobre como é feito o tratamento de dados pessoais.

Responsável pela consultoria jurídica no processo de conformidade do iMedicina à LGPD, Sandra Franco explica como este princípio norteou as ações de adequação da plataforma. “Com o uso de poucas ferramentas, já foi possível reduzir para um risco muito baixo o vazamento de informações. Os acessos aos dados dos pacientes são granulados, de forma a evitar qualquer tipo de compartilhamento indevido”, explica. De acordo com Raphael Moraes, outro ponto relevante do trabalho com o iMedicina foi a transferência internacional de dados. “Na preocupação em proteger e resguardar os dados dos médicos, de suas equipes e seus pacientes, a plataforma tem como base armazenamento os mesmos servidores utilizados pela NASA, por exemplo”, completa.

Sobre o autor
iMedicina

www.imedicina.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos