Gênero e Respeito - A decisão é Minha!

24/10/2020 às 21:08
Leia nesta página:

uma advertência: a norma aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça não possui nada de extraordinário, tendo em vista que dentre os chamados DIREITOS HUMANOS encontram-se tanto o gênero quanto a sexualidade. Cabe ainda dizer que a proteção.

 Vale, inicialmente, uma advertência: a norma aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça não possui nada de extraordinário, tendo em vista que dentre os chamados DIREITOS HUMANOS encontram-se tanto o gênero quanto a sexualidade. Cabe ainda dizer que a proteção aos DH é um compromisso firmado pelos Tratados Internacionais em que o Brasil é signatário. Além da CRFB/88 que alça o princípio da dignidade humana como basilar.
Dito isso, a resolução do CNJ determina que o Sistema de Justiça Criminal considere a AUTODECLARAÇÃO dos indivíduos a fim de determinar as alas nos presídios, analisando caso a caso, sem deixar de lado a identidade de gênero e a orientação sexual. 
É conveniente mencionar que na ausência de lei específica, essa resolução também se aplica aos casos de cumprimento de medida socioeducativa. 
A título de ilustração, de acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), somente 3% das unidades prisionais possuem alas destinadas ao segmento LGBTQI+. O que significa que aproximadamente 90% das penitenciárias NÃO possuem essas celas. 
A violência institucional às chamadas “maiorias minoritárias” não é uma novidade e, tampouco trata-se de caso isolado. Vale trazer à baila o caso de Verônica Bolina que reflete bem essa engrenagem sistêmica. Presa no ano de 2015 por agressão a uma vizinha idosa, ao ser detida Verônica deveria ter sido levada a uma cela feminina - por ser uma mulher trans. No entanto, além de ter sido conduzida a ala masculina, teve o seu cabelo raspado (violência simbólica) e o rosto desfigurado em razão de espancamento por agentes de segurança.
Ressalta-se, que Verônica foi despida e colocada no chão, algemada pelos pés e pelas mãos. 
Essa é apenas uma das inúmeras violências do Estado contra pessoas trans e comunidade LGBT.
Seria tolo ignorar que o sistema prisional do Brasil (e mundo) já constitui uma grave violação aos direitos humanos. Nessa leitura, é importante atentar para as violências “invisíveis” desse sistema, como a desumanização do outro utilizando-se do próprio aparelho estatal na reprodução da misoginia e LGBTfobia.

Sobre o autor
Marcelo Santos Baia

Mestrado em Ciências Jurídicas Pós-graduado em Direito Civil. Pós-graduado em Direito Proc. Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos