Embargos de Terceiro, são cabíveis contra penhora de imóvel ainda não entregue pela construtora.

30/03/2021 às 19:53
Leia nesta página:

Atenção, veja uma possibilidade de ingresso de Embargos de terceiro.

No presente caso, a construtora negociou um imóvel com o primeiro consumidor que posteriormente acabou rescindindo o contrato e entrou na Justiça para reaver o valor já pago. Na ação, ficou determinado a penhora do imóvel para pagamento.

.

Contudo, antes do ajuizamento da ação, o imóvel já havia sido vendido novamente para um segundo comprador. Este então ingressou com embargos de terceiro para desfazer a penhora.

.

Para a relatora do caso, o instrumento de compra e venda devidamente assinado pelas partes e por duas testemunhas, ainda que o bem esteja em construção, “deve ser considerado para fins de comprovação de sua posse, admitindo-se, via consequência a oposição dos embargos de terceiro”. REsp 1861025 do STJ.

.

O Código de Processo Civil, ensina que, quem não sendo parte no processo, sofrer constrição ou ameaça de constrição sobre bem que possua ou sobre aquele que tenha direito, poderá requerer o desfazimento, por meio dos embargos de terceiro.

Sobre o autor
Leonardo Neoli de Maria

Sou Advogado, Graduado pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Atuante, presto serviços jurídicos em todo o Estado de Santa Catarina na área de Direito Civil, especificamente nas áreas de Direito Imobiliário (Incorporação imobiliária, Locações, Ação de Despejo, Ações Possessórias, Usucapião, entre outras), Registros Públicos, Inventário, Contratos e Família.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos