Por que devo pagar taxa de condomínio?

30/03/2021 às 20:16
Leia nesta página:

Veja a seguir um pouco sobre a taxa de condomínio.

Preliminarmente, qual o motivo de pagar uma taxa de condomínio, mesmo eu sendo proprietário do imóvel? Pois bem, quando você submete-se a conviver em condomínio, faz-se necessário contribuir para a manutenção do local escolhido para morar.

.

Deste modo, a Lei das Incorporações Imobiliárias, prevê que no ato da incorporação, poderá ser instituído por escrito a convenção de condomínio, e deverão também, por contrato ou por deliberação em assembleia aprovar o Regimento Interno da edificação ou conjunto de edificações. Assim, após este ato, cada condômino irá contribuir nas despesas do condomínio, recolhendo, nos prazos previstos na Convenção, a quota-parte que lhe couber o rateio, salvo disposição em contrário a quota no rateio será correspondente à fração ideal do terreno ou unidade.

.

Outrora, o Código Civil, pondera acerca do condomínio edilício, na qual, a criação da convenção de condomínio será determinada a quota proporcional, e o modo de pagamento das contribuições dos condôminos para atender às despesas ordinárias e extraordinárias.

.

Sendo assim, qual a natureza jurídica da taxa de condomínio? Como vimos existem duas despesas: 1) ordinárias (custos com áreas comuns, limpezas, elevadores, empregados, consumos) e 2) extraordinárias, poderá ser feito chamada de capital (custos com mudança de fachada da edificação).

.

Portanto, o recente julgado do STJ, consubstanciou o entendimento de que as unidades imobiliárias com fração ideal maior pagarão taxa condominial em valor superior às demais unidades com frações menores, salvo previsão contrária na convenção. O STJ, remonta que não há ilegalidade no pagamento maior de taxa condominial por apartamentos em cobertura decorrente da fração ideal do imóvel.

.

Gostou da dica? Curta e compartilhe com seus amigos!

Sobre o autor
Leonardo Neoli de Maria

Sou Advogado, Graduado pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Atuante, presto serviços jurídicos em todo o Estado de Santa Catarina na área de Direito Civil, especificamente nas áreas de Direito Imobiliário (Incorporação imobiliária, Locações, Ação de Despejo, Ações Possessórias, Usucapião, entre outras), Registros Públicos, Inventário, Contratos e Família.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos