Entidades pedem ao STF que mantenha tese sobre exclusão do ICMS da base do PIS e Cofins

19/04/2021 às 13:17
Leia nesta página:

Fecomércio MG e mais 19 instituições defendem que caso o STF adote posição contrária, uma grave instabilidade jurídica e econômica poderá ser instaurada

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará, no dia 29 de abril, os embargos do processo que trata da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins. Ciente dos impactos da decisão e das ações realizadas pela Fazenda Nacional, que busca transformar uma questão de interpretação jurídico-constitucional em uma discussão sobre política fiscal orçamentária, um grupo formado por 20 entidades empresariais, acadêmicas e profissionais enviou na quinta-feira (08/04) uma carta aberta ao presidente do STF, Luiz Fux, e à ministra relatora Carmén Lúcia.

No documento, as entidades manifestam a confiança de que a Corte irá preservar a segurança de suas decisões e a clareza do que foi julgado sobre o Tema 69 (Recurso Extraordinário 574.706). Na ocasião, o Plenário do STF determinou que o ICMS não iria compor a base de cálculo das duas contribuições sociais. Segundo o órgão, o valor arrecadado com o ICMS não pode ser considerado como receita ou faturamento, portanto, não se incorpora ao patrimônio do contribuinte.

Mas o tema já havia sido debatido pela Corte. Em 2006, seis ministros acolheram a tese dos contribuintes em relação à inconstitucionalidade da inclusão do ICMS na base de cálculo da Cofins. Esse entendimento se confirmou oito anos depois, com a conclusão do julgamento pelo STF. Assim, há mais de 14 anos, a Fazenda Nacional conhece o posicionamento do Supremo em relação à matéria.

Para as entidades, o tempo decorrido foi suficiente “para que [a Fazenda Nacional] tivesse adotado medidas necessárias não só para impedir a perpetuação dessa cobrança inconstitucional, como também o aumento do montante indevidamente cobrado que precisaria ser ressarcido”. Além disso, o risco fiscal em caso de perda de arrecadação nos cofres públicos deveria ter sido previsto, como determina o artigo 4º, §3º, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2020).

Os signatários da carta ainda ressaltam que caso o STF adote posição contrária ao que tem defendido há duas décadas, uma grave instabilidade jurídica e econômica poderá ser instaurada. “Eventual reversão ou modulação desse julgamento terá o condão de estimular a edição de normas inconstitucionais, na esperança de que, ao final, mesmo diante da sua patente inconstitucionalidade, seus efeitos sejam preservados, como se constitucionais fossem”, assim manifestaram.

Entenda o caso

No dia 29 de abril, o STF irá julgar os embargos de declaração da Advocacia-Geral da União (AGU). O órgão pede à Suprema Corte a chamada ‘modulação’, mecanismo que permite que a decisão só tenha efeitos depois do julgamento do recurso extraordinário. Assim, a AGU procura afastar qualquer possibilidade de autorização de compensações ou restituições de valores pagos antes do julgado.

Em sua fundamentação, a Fazenda Nacional tenta transformar uma questão de interpretação jurídico constitucional em uma discussão sobre política fiscal orçamentária. O órgão alega que a negativa do recurso poderá agravar a situação dos cofres públicos e das transferências aleatórias de riqueza social, além de problemas operacionais para a aplicação retroativa.

Mas, conforme os signatários da carta, “por mais puro bom senso, não escapará ao entendimento dos ministros que o eventual uso estratégico da grave crise de Covid-19, como parâmetro para decidir sobre as consequências jurídicas de um julgado ocorrido há quatro anos, pode acabar tornando a crise ainda mais dramática. Afinal, se a pandemia trouxe vultosos desafios e riscos econômicos para o setor público e seu orçamento, eles não são menos dramáticos para as finanças do setor privado em seu papel de gerador de emprego e renda”.

Neste cenário, os contribuintes manifestam a confiança de que a Suprema Corte não se desviará da clara e correta interpretação jurídica tomada por seu Plenário, mantendo o posicionamento de que deve ser excluído o ICMS da base de cálculo de PIS e Cofins. A decisão, que possui repercussão geral reconhecida, possibilitou a recuperação dos valores recolhidos indevidamente.

Confira, na íntegra, a carta aberta e seus signatários.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos