O setor de transporte aéreo nacional e a pandemia

Leia nesta página:

Com a pandemia, ocorreram alterações legislativas com intuito de reduzir os impactos econômicos e financeiros no setor de transporte aéreo nacional. A mitigação de diversos direitos dos passageiros foram consequência direta do cenário pandêmico.

A COVID-19 foi caracterizada como pandemia, devido a ocorrência simultânea de surtos da doença em vários países e regiões do mundo, em 11 de março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). E, desde então, as autoridades do mundo inteiro passaram a tomar medidas sanitárias de redução de circulação de pessoas em virtude da alta transmissibilidade do vírus, e com foco no sistema de saúde e no setor econômico.

No Brasil, dentre as diversas medidas adotadas para reduzir a circulação de pessoas se sobressaíram algumas medidas no setor aéreo brasileiro. Em agosto de 2020, foi sancionada a Lei nº 14.034/2020, oriunda da Medida Provisória nº 925/2020, que dispõe sobre medidas emergenciais para a aviação civil brasileira em razão da pandemia da Covid-19.

As orientações se aplicarão às passagens compradas até 31 de outubro de 2021.

As alterações significativas e que interessam aos consumidores consistem em medidas de flexibilização para alterações de passagem pelos passageiros e também, pela empresa aérea (art. 3º e seus parágrafos da Lei nº 14.034/2020).

Nas alterações pelo passageiro, é permitido ao consumidor adiar a sua viagem em razão do novo Coronavírus e se garantiu também isenção da cobrança de penalidades contratuais, caso aceite um crédito para a compra de uma nova passagem, que deverá ser feita no prazo de 18 meses contados da data do voo contratado.

Enquanto que o passageiro que decidir cancelar sua passagem aérea e optar pelo seu reembolso e está sujeito às regras contratuais da tarifa adquirida, ou seja, possibilita a aplicação de eventuais penalidades contratuais.

As medidas emergenciais visam, de fato, atender às exigências e ao cenário excepcional decorrentes da pandemia da Covid-19 no setor aéreo brasileiro, sem, contudo, onerar sobremaneira o fornecedor ou o consumidor. Por isso, é importante ficar atento no momento de adquirir passagens aéreas para utiliza-las durante a pandemia!

Sobre a autora
Isabela Reis de Oliveira Portela

Bacharel em Direito pela Unicuritiba formada em 2009, pós-graduada em Direito Processual Civil pela CPAF em 2019 e pós-graduanda em Métodos Adequados de Solução de Conflitos pela EBRADI.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos