Pandemia da covid-19 e o aumento abusivo dos preços

A injusta exploração do consumidor está abarcada por um sistema protetivo

Leia nesta página:

Direito do Consumidor em meio à pandemia da Covid-19. Alteração de preços e abusos contra o consumidor.

A pandemia tem causado sérios efeitos negativos so-ciais, econômicos e, claro, jurídicos. Uma das atuais preocupações é o aumento abusivo de preços. Sabe--se que a Lei de Oferta e Demanda dita o mercado e, quanto maior a escassez de um produto, maior tende a ser seu preço. Ocorre que diversas empresas têm praticado valores exagerados e abusivos, visando apenas aos lucros neste grave momento.

É no intuito, pois, de defender os consu-midores que a Constituição brasileira veio a definir a política de dignidade, justiça social e proteção ao consumidor, inclusive determinando a criação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990, estabelecendo o respeito a seus interesses econômicos e a questão da vulnerabilidade.

Assim, o CDC prevê medidas protetivas diante de práticas ilegais, como a cobrança de altos valores sem justa causa, bem como o estabelecimento de obrigações abusivas e exageradamente desvantajo-sas. Como exemplos, pode-se pensar nos casos do aumento de preços do álcool em gel, da média de R$8,00 para R$ 50,00, como ocorreu no início da pandemia, ou da alteração para valores contratuais injustos e impossíveis de serem arcados pelo consu-midor neste momento.

Nesses casos, a busca pela indeni-zação é possível, estando prevista no sistema do CDC. Além disso, há a previsão de sanções pelo aumento arbitrário e injus-tificado dos preços, como autuação de estabe-lecimentos, encerramento e suspensão de atividades, inclusive prisão em flagrante pelo abuso contra os direitos consumeristas.

Diante disso, é de se afirmar que os aumentos abusivo dos preços e a injusta exploração do consumidor estão abarcados pelo sistema protetivo de dignidade so-cial e econômica da Constituição, do CDC e de outras leis. Assim, constatando essa prática abusiva, é imprescindível que o consumidor a reporte às au-toridades competentes e procure um advogado especialista, que, certamente, poderá defender seus direitos da melhor forma possível.

Sobre o autor
Alexandre Zaporoszenko Cavazzani

Advogado Internacionalista Foco em: Direito Internacional, Direito Empresarial, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família Consultor Jurídico Internacional com análise de sistemas políticos e jurídicos de mais de 140 países. Poliglota (inglês, francês, espanhol, italiano, russo e ucraniano) Formado em Relações Internacionais pela Universidade Tarás Shevchenko, Ucrânia Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá Mestrando em Direito Internacional, Econômico e Comércio Sustentável pela Universidade Federal de Santa Catarina Pós-Graduando em Processo Civil pela ESA/OAB Nacional

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos