Posso proibir namoro entre meus empregados?

28/06/2021 às 14:24
Leia nesta página:

Posso proibir namoro entre meus empregados? Nesse texto abordamos quanto a prática adotada por muitas empresa, os riscos jurídicos e estrategias a serem adotadas.

Na rotina de nossa sociedade atual, passamos cada vez mais tempo no ambiente de trabalho, é natural que os indivíduos que exercem atividade laboral no mesmo local se aproximem, criem vínculos e por vezes nos deparamos com tais situações.


Sabemos que algumas empresas não admitem tais relacionamentos, levando a omissão por parte dos empregados, ou ainda tomada de decisão da empresa em aplicar penalizações como demissão com justa causa, mudança de setores, exposição, afinal é ou não proibido?

É necessário pontuarmos que o empregado é detentor de direitos, a Constituição Federal em seu artigo 5º, X,  diz que são invioláveis a intimidade e a vida privada da pessoa, não sendo admitido a proibição de relacionamento amoroso por parte da empresa, todavia existem pontos que devem ser considerados. 

A empresa não poderá demitir funcionários com base no argumento de relacionamento amoroso, todavia sob outros critérios que são analisados a respeito do serviço prestado, caso aplique demissão sob tal argumento incidira a possibilidade de reparação moral ao funcionário, pois o mesmo possui direito a sua intimidade, não se admitindo tal discriminação. Desse modo, a empresa poderá regular o comportamento recomendado para os funcionários que possuem um vínculo amoroso, de modo que o relacionamento não prejudique o serviço prestado, disciplinando quanto a não possibilidade de carícias no ambiente de trabalho, dentre outras disposições.

Vale destacar que a empresa deve agir com base em princípio da boa-fé e efetuar recomendações em conformidade a legislação, preservando pela melhora no ambiente de trabalho e disciplinando em Regulamento interno quanto às recomendações, de tal forma os colaboradores devem proceder com profissionalismo, ética, integridade, respeito, valendo-se da postura profissional e separando a vida privada.

Os tribunais vem se manifestando quanto a demissões arbitrárias baseadas no relacionamento amoroso de seus funcionários, em decisões como:  0000123-80.2011.5.03.0138, 05/01/2011 – TRT-MG, 00001759-90.2016.5.07.0010, 11/09/2020 – TRT 7 demonstram decisões nesse sentido. (links  https://tst.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/23555775/agravo-de-instrumento-em-recurso-de-revista-airr-1238020115030138-123-8020115030138-tst   https://trt-7.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/925403199/recurso-ordinario-trabalhista-ro-17599020165070010).

É possível regular a conduta esperada dos colaboradores por documentos, como regulamento interno, em que será pontuado aos mesmos a inadmissibilidade em carícias, abraços e demais demonstrações de afeto no ambiente de trabalho, sob pena de aplicação de medidas administrativas.

Destaco ainda que a elaboração de documentos que visem regular as condutas dos funcionários, como o relacionamento deve ser elaborado com cautela e em atenção às disposições do TST e legislação específica, as empresas devem se lembrar que o bom senso é crucial, não é permitido demitir com esse fundamento, mas é possível ter regras claras quanto a necessidade de comunicação em caso de hierarquia por exemplo: chefe e empregado, pois pode limitar o poder hierárquico, aos funcionários é necessário agir com profissionalismo separando a esfera pessoal do ambiente de trabalho.

A aplicação de normas aos funcionários devem ser claras e coerentes, sob pena de serem consideradas inconstitucionais em eventual reclamação trabalhista. A gestão de pessoas deve se basear na integridade, respeito a dignidade da pessoa humana. A empresa cresce ao levar tais pontos em consideração e preserva o ambiente de trabalho.

O ambiente de trabalho que se pauta na transparência aos colaboradores possui ganhos com tal postura, pois os funcionários sabem o que será permitido e o desejado pela empresa, contribuindo para melhor desempenho no ambiente de trabalho. 

Sua empresa proíbe o namoro dos funcionários? Possui dúvidas quanto ao regulamento interno? Envie-nos suas duvidas.

 

Você me encontra:

Site: www.albertacci.com.br

Instagram: @lauraalbertacci

Sobre a autora
Laura Abbott Albertacci

Advogada, Direito Contratual, Direito Autoral, Registro de Marca. Atuo na advocacia empresarial, oferecendo soluções jurídicas para empreendedores, pequenos negócios e segmento de negócios digitais, que desejam maior segurança e crescimento de seus negócios. Assessoria e consultoria jurídica para pequenas e médias empresas, infoprodutores, Startups, Serviços como: Registro de Marca, parecer, Contrato Social, MOU, Acordo de Sócios, Contrato de Serviços, Contrato de Tecnologia, Contratos Empresariais, contrato licença autoral e marca, dentre outros. Foco em buscar soluções e prevenção para não ocorrer a judicialização. Atendimento online em todo o Brasil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos