É proibido ajuizar ação de imissão na posse na pendencia de ação possessória

Informativo STJ 701

16/07/2021 às 12:51
Leia nesta página:

É proibido ajuizar ação de imissão na posse na pendencia de ação possessória. Informativo STJ 701.

As ações possessórias são ações típicas, que tem como objeto a tutela jurídica da posse.

Seu propósito específico é garantir ao possuidor, que tem a “melhor posse” e cumpre a “função social da posse”, ser mantido na posse em caso de turbação, restituído em caso de esbulho e segurado em caso de violência iminente.

            Destarte o art. 1.210 do Código Civil:

Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado.

Sendo assim, as ações possessórias têm a finalidade de determinar quem tem direito de exercer o citado comportamento de dono sobre o imóvel.

Para isso, é analisada a forma de aquisição da posse (violenta, clandestina ou precária), a existência e ciência de vícios (posse de boa-fé ou posse de má-fé), o tempo de posse, dentre outros.

É nesse sentido que o legislador processual proibiu a propositura de ações que tenham como objeto o reconhecimento do domínio (propriedade), na pendência de ação possessória, preservando o debate jurídico sobre o fato social (comportamento de dono) em primeiro plano.

            Assim preceitua o art. 557 do Código de Processo Civil:

Art. 557. Na pendência de ação possessória é vedado, tanto ao autor quanto ao réu, propor ação de reconhecimento do domínio, exceto se a pretensão for deduzida em face de terceira pessoa.

Parágrafo único. Não obsta à manutenção ou à reintegração de posse a alegação de propriedade ou de outro direito sobre a coisa.

A lógica jurídica tem pertinência material e processual, tendo em vista que afasta o pedido de reconhecimento de domínio (propriedade) do rito especial elaborado especificamente para a tutela possessória e assegura o debate sobre existência dos requisitos da usucapião e o reconhecimento da aquisição originária da propriedade em procedimento próprio onde se reivindica a propriedade (ações petitórias).

Cumpre destacar que a ação de imissão na posse não se confunde com a ação possessória, tendo em vista que exerce a tutela da posse com fundamento no título de domínio ou outro direito real.

Confirmando o espírito legislativo, o Superior Tribunal de Justiça – STJ assentou esse entendimento no REsp. 1.909.196-SP, Rel. Min. Nancy Andrighi, Terceira Turma, por unanimidade, julgado em 15/06/2021.

            Aqui o destaque publicado no Informativo STJ 701:

É vedado o ajuizamento de ação de imissão na posse de imóvel na pendência de ação possessória envolvendo o mesmo bem.

Na prática, o foco principal do debate jurídico travado nas “ações possessórias” se consiste na tutela da posse (jus possessionis) com fundamento em ser possuidor (art. 1.196, CC/02), exercício de fato caracterizado pelo comportamento de dono que cumpre a função social da posse.

De outro modo, não pode ser objeto das ações possessórias a proteção da posse (jus possidendi) que tenha por fundamento direitos reais, como o título de domínio (propriedade), devendo ser proposta ação própria (ação de imissão na posse).

Ubirajara Guimarães (@ugprofessor)

Veja mais em www.ubirajaraguimaraes.com.br

Sobre o autor
Ubirajara Guimarães

Direito Imobiliário | @ugprofessor | www.ubirajaraguimaraes.com.br Professor. Palestrante. Parecerista. Advogado (Militante em Direito Imobiliário e Tributário no setor público e privado). Corretor de Imóveis e Conselheiro Suplente do CRECI-Ba 9ª Reg., Assessor do Secretário da Fazenda do Município de Lauro de Freitas/Ba., Membro de Comissão de Avaliação Imobiliária do Município de Lauro de Freitas/Ba., Membro da Comissão de Loteamentos e Comunidades Planejadas e da Comissão de Notarial e Registral do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM. Bacharel em Direito (F2J). Pós-Graduado em Direito Imobiliário (UNIFACS). Pós-Graduado em Direito Tributário (IBET). Pós-Graduado em Direito Público com Módulo de Extensão em Metodologia do Ensino Superior (UNIFACS). Pós-Graduado em Direito e Política Ambiental (F2J). Tecnólogo - Curso de Nível Superior de Formação Específica em Gestão Imobiliária (UNIFACS). Técnico em Transações Imobiliárias (IEN).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos