O Exercício do direito de preferência e a tomada de empréstimo.

Informativo n°698 STJ.

09/08/2021 às 11:20
Leia nesta página:

O Exercício do direito de preferência e a tomada de empréstimo. Informativo n°698 STJ.

O condomínio geral é formado quando mais de uma pessoa adquire a titularidade do direito real de propriedade sobre uma mesma coisa indivisível (pro indiviso).

Desta forma, se atribui a cada condômino (co-proprietário) uma parte ou fração ideal da mesma coisa, que poderá ser utilizada igualmente por todos, respeitada sua destinação.

Assim o art. 1.314 do CC/02 disciplina a matéria:

Art. 1.314. Cada condômino pode usar da coisa conforme sua destinação, sobre ela exercer todos os direitos compatíveis com a indivisão, reivindicá-la de terceiro, defender a sua posse e alhear a respectiva parte ideal, ou gravá-la.

Parágrafo único. Nenhum dos condôminos pode alterar a destinação da coisa comum, nem dar posse, uso ou gozo dela a estranhos, sem o consenso dos outros.

Ademais, em razão da co-propriedade nasce o direito de preferência na aquisição da fração ideal em face a venda realizada a estranhos ao condomínio.

A norma jurídica do art. 504 do Código Civil estabelece um rol taxativo de requisitos que devem ser demonstrados para o exercício do direito de preferência, mediante ação própria promovida pelo condômino preterido na venda:

  1. Indivisibilidade da coisa;
  2. Ausência de prévia ciência da venda e suas condições;
  3. A efetiva venda;
  4. Depósito do mesmo preço pago pela pessoa estranha ao condomínio;
  5. Prazo decadencial de 180 (cento e oitenta) dias para o exercício do direito de preferência.

Vejamos o teor do art. 504 do CC/02:

Art. 504. Não pode um condômino em coisa indivisível vender a sua parte a estranhos, se outro consorte a quiser, tanto por tanto. O condômino, a quem não se der conhecimento da venda, poderá, depositando o preço, haver para si a parte vendida a estranhos, se o requerer no prazo de cento e oitenta dias, sob pena de decadência.

Parágrafo único. Sendo muitos os condôminos, preferirá o que tiver benfeitorias de maior valor e, na falta de benfeitorias, o de quinhão maior. Se as partes forem iguais, haverão a parte vendida os comproprietários, que a quiserem, depositando previamente o preço.

 

A controvérsia fática se consiste em verificar a existência de abuso de direito na tomada de empréstimo para o depósito do preço exigido no art. 504 do CC/02.

Nesse sentido, a Terceira Turma do STJ, por unanimidade, no REsp. 1.875.223-SP, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 25/05/2021, decidiu que o depósito do preço para fins do exercício do direito de preferência poderá ocorrer por meio de tomada de empréstimo, afastando a configuração de abuso de direito.

Destaque publicado no Informativo n° 698 STJ:

A tomada de empréstimo para cumprimento do requisito do depósito do preço do bem, previsto no art. 504 do CC/2002, não configura abuso de direito hábil a tolher o exercício do direito de preferência.

Na prática, o STJ entendeu que não é requisito legal a demonstração da capacidade financeira pelo condômino para aquisição do bem quando houver tomada de empréstimo para o cumprimento do requisito do depósito do preço, tendo em vista que a comprovação de renda no contrato de mútuo integra a faculdade dos contratantes.

Sendo assim, não é relevante a comprovação da capacidade financeira ou a origem do dinheiro para o exercício do direito de preferência.

Ubirajara Guimarães (@ugprofessor)

Veja mais em www.ubirajaraguimaraes.com.br

Sobre o autor
Ubirajara Guimarães

Direito Imobiliário | @ugprofessor | www.ubirajaraguimaraes.com.br Professor. Palestrante. Parecerista. Advogado (Militante em Direito Imobiliário e Tributário no setor público e privado). Corretor de Imóveis e Conselheiro Suplente do CRECI-Ba 9ª Reg., Assessor do Secretário da Fazenda do Município de Lauro de Freitas/Ba., Membro de Comissão de Avaliação Imobiliária do Município de Lauro de Freitas/Ba., Membro da Comissão de Loteamentos e Comunidades Planejadas e da Comissão de Notarial e Registral do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM. Bacharel em Direito (F2J). Pós-Graduado em Direito Imobiliário (UNIFACS). Pós-Graduado em Direito Tributário (IBET). Pós-Graduado em Direito Público com Módulo de Extensão em Metodologia do Ensino Superior (UNIFACS). Pós-Graduado em Direito e Política Ambiental (F2J). Tecnólogo - Curso de Nível Superior de Formação Específica em Gestão Imobiliária (UNIFACS). Técnico em Transações Imobiliárias (IEN).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos