Pente fino do INSS. Fique ligado para não ter o seu benefício suspenso e cessado

06/10/2021 às 23:56
Leia nesta página:

A convocação está prevista no artigo 101 da Lei n° 8.213/91, que trata dos Benefícios Previdenciários. Confira se seu nome está na lista.

O INSS começou a convocar diversos segurados em todo o país que recebem benefício por incapacidade temporária e permanente (antigo auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, respectivamente).

A convocação atende ao previsto no art. 101 da Lei n° 8.213/91 que prevê que o segurado em gozo de benefício por incapacidade temporária, permanente e o pensionista inválido estão obrigados, sob pena de suspensão do benefício, a submeter-se a exame médico a cargo da Previdência Social.

Inicialmente, a convocação foi feita por meio de carta. Se você recebeu alguma convocação nesse sentido deve seguir as instruções e fazer o seu agendamento conforme orientações constantes no documento.

Entretanto, diversos segurados não foram localizados em decorrência de mudança de endereço, ou da existência de informações incompletas no cadastro, que impossibilitaram a emissão de correspondência, ou, tendo sido localizado, não realizaram o agendamento ao término do prazo constante na carta de convocação.

Para esses casos, o INSS publicou edital de convocação no Diário Oficial da União com a relação nominal e número do benefício dos segurados que deverão realizar o agendamento da perícia. O agendamento pode ser realizado por meio do sítio eletrônico www.meu.inss.gov.br, aplicativo Meu INSS, ou por meio Central de teleatendimento 135 até o dia 11 de novembro de 2021.

Confira se seu nome está na lista aqui.

O segurado que foi convocado e não efetuar o agendamento até o prazo final, ou não comparecer na data agendada para realizar o exame médico, terá o benefício suspenso até o comparecimento do interessado. Após 60 (sessenta) dias da suspensão, o benefício poderá ser cessado definitivamente.

Sobre o autor
Ely de Souza Junior

Advogado inscrito na OAB/BA sob o nº 46.290 e atuante nas áreas do Direito Previdenciário, Direito Civil e Direito Administrativo. Graduado em Direito pela Faculdade do Sul da Bahia-FASB em 2014. Pós-graduando em Direito Previdenciário. Atualmente atua como Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Caravelas/BA.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos