O que acontece com uma dívida após 5 anos?

09/11/2021 às 21:27
Leia nesta página:

Há muitas dúvidas quanto a esse questionamento, no entanto, separei as principais informações para orientar de forma direita aqueles que estão inadimplentes há mais de 5 anos.

Se a dívida não for paga dentro do prazo de 5 anos, ela caduca, caducar, significa o decaimento ou caducidade é modalidade de extinção do ato administrativo que ocorre em razão de mudança normativa que afeta supervenientemente a existência e compatibilidade do ato com o ordenamento jurídico, ou seja, como dizemos popularmente, ou seja, ela sai da lista dos serviços de proteção ao crédito, como Serasa, SPC ou Boa Vista SCPC, e seu nome fica limpo.

Mas isso não significa que a dívida some. Ela ainda pode ser cobrada e deve ser paga.

Assim, surge a seguinte dúvida: Quanto tempo o credor pode cobrar uma dívida judicialmente?

A cobrança judicial é a abertura de um processo para reconhecer o direito de recebimento do credor, intimando você a pagar o valor ou oferecer bens para a liquidação da dívida.

Caso isso não aconteça, você pode ter seus bens penhorados ou a conta corrente bloqueada, por exemplo.

O banco, a loja ou a empresa para a qual você deve pode te acionar judicialmente dentro do prazo determinado para cada dívida no artigo 205 do Código Civil.

No entanto, raramente uma dívida caduca. Isso porque empresas, bancos e cartões de crédito costumam enviar a cobrança várias vezes e, quando não têm sucesso, contratam uma empresa de cobrança para continuar com o processo.

Em alguns casos, quando a dívida é baixa, a cobrança e os custos jurídicos saem mais caros do que a dívida em si. Nesses casos, a empresa faz uma avaliação e confere o que vale mais a pena, podendo deixar a dívida caducar.

Uma das preocupações das pessoas endividadas é saber quando o nome delas voltará a ficar regular no SPC (Serviço de proteção ao crédito) e Serasa. Isso acontece automaticamente depois que a dívida caduca, pois o banco terá que retirar seu nome desses órgãos.

Porém é importante ressaltar que manter seu nome irregular durante 5 anos, ou mais, pode não ser uma boa ideia e atrapalhar sua vida financeira.

Sobre o autor
Dialles Nogueira Barros

Advogado. Formado pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco-FACESF. Pós-Graduado em Direito Público Municipal pela Faculdade de Petrolina (FACAPE).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos