É muito frequente a necessidade de se provar onde você esteve determinado dia e hora no meio judicial, porém, poucos sabem do recurso que vamos discorrer neste artigo.

A partir do momento que você ativa os serviços de melhoria de localização do Google em seu celular, seu dispositivo passa a registrar sua localização constantemente para facilitar o serviço de posicionamento do GPS.

Se você se assustou em saber disso, saiba também que em algum momento você autorizou o Google a fazer isso! Há meios de desativar, apesar do Google não facilitar muito esta ação (veja no fim do artigo).

Para visualizar sua localização a qualquer momento, basta você acessar o link https://www.google.com/maps/timeline logado na mesma conta do Google que você usa em seu dispositivo Android ou a conta usada no google Maps no IOS, em seguida indicar a data que você gostaria de verificar.

Para fins judiciais, você deve fazer um registro documental desta consulta. Você pode usar a Verifact, uma solução inovadora que faz o registro e preservação de provas digitais usando técnicas de perícia forense para coletar a prova, medidas anti fraude e um meio oficial para gerar prova de existência.

Verifact pode ser operada por uma pessoa com conhecimentos básicos em tecnologia e a qualquer hora.

Talvez seja o caso de combinar este registro com outros indícios que apontem que você estava de posse do celular naquele momento e a relação da conta do Google com o proprietário do aparelho para dar maior consistência à prova. Se for o caso, consulte o advogado sobre essa questão.

Se, por outro lado, você quiser desligar este recurso imediatamente. O Google tenta dificultar um pouco, mas há instruções que tornam isso possível no link abaixo:

https://bit.ly/2VIkD5P

Talvez você também se interesse por:

Em quais casos é possível usar as mensagens do WhatsApp na Justiça?

Como usar o google drive para armazenar áudios e vídeos ( e compartilhá-los através de um link)

Passo a passo: como coletar conteúdos da internet como prova de forma robusta

Baixe agora nosso Ebook sobre provas digitais

10 casos de uso de redes sociais como prova que você NÃO esperava

Justiça de cinco Estados aceita provas digitais coletadas pela Verifact

Siga a Verifact nas redes sociais:

Instagram

Facebook

Linkedin

Twitter


Autor

  • Verifact tecnologia

    A Verifact é uma empresa brasileira que oferece serviço on-line de registro de provas de fatos ocorridos na internet, com altos rigores técnico e jurídico e casos de aceitação pela Justiça em estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco, além de recomendação de uso pela Justiça do Trabalho de Santa Catarina. O serviço pode ser acessado 24 horas por dia, sete dias por semana, e gera provas digitais robustas de forma rápida e automatizada, a um preço mais acessível do que atas notariais de cartórios. A plataforma da Verifact já é utilizada pelos Ministérios Públicos de São Paulo, Bahia e Paraíba; Polícias Civils do Paraná e Bahia, escritórios de advocacia, peritos forenses e departamentos jurídicos de grandes empresas como Habibs, Electrolux e Veloce. Saiba mais em www.verifact.com.br.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Tratamento de Dados do Jus.

Regras de uso