Culpa recíproca gera rescisão de contrato sem aplicação de penalidade e perdas e danos

Leia nesta página:

Ainda que as cláusulas penais sejam válidas de pleno direito, a culpabilidade, elemento necessário nessa relação para identificar quem deu causa à rescisão é aplicável a ambas as partes que deixaram de cumprir com suas obrigações.

Contratos são feitos para ser cumpridos! Este é o principal ponto que toda parte contratante pensa quando vai assinar o contrato e quando pretende cobrar uma prestação não adimplida pela outra. O não cumprimento de obrigação contratual gera, para a parte inocente, o direito de executar o cumprimento da obrigação, ou rescindir o contrato1. Neste caso, as consequências financeiras podem ser preocupantes com aplicação de cláusula penal e perdas e danos.

Pegando como base uma compra e venda, temos sua classificação como contrato bilateral. Essa classificação ou característica não diz respeito à existência de duas partes (comprador e vendedor), mas da existência de obrigações distintas para ambas as partes. O vendedor se obriga e entregar o bem prometido à venda e o comprador se obriga a pagar o preço ajustado para aquisição do bem. Se ambas as partes deixam de cumprir com suas obrigações contratuais, quem tem direito ao quê e como então se opera a rescisão contratual?

Neste caso, ambas as partes podem pedir a rescisão, porém a hipótese de culpa recíproca afasta incidência de responsabilidades, e como isso não há que se falar em incidência de penalidade contratual nem de perdas e danos. Isso foi o que decidiu a 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais2:

É dizer que, se uma das partes não cumpre integralmente a obrigação contratada, no caso em apreço o pagamento pelo promissário comprador e pelo promissário vendedor o cumprimento do contrato abstendo-se de vender a terceiro sem que haja prévia rescisão, não pode pretender atribuir à outra parte a responsabilidade integral pela ruptura do pacto, uma vez que ambas contribuíram para a rescisão do pacto, como no caso dos autos.

Dessa forma, uma vez rescindido o contrato, o retorno das partes ao status quo ante emerge como decorrência lógica, devendo ser determinada a reintegração da posse do bem ao réu/apelado e a restituição dos valores pagos ao autor/apelante, inclusive os valores referentes às 24 parcelas pagas do Consórcio GPM (omissis), haja vista o réu não ter se insurgido contra o referido valor, implicação esta pelo retorno ao status quo ante.

Ainda que as cláusulas penais sejam válidas de pleno direito, a culpabilidade, elemento necessário nessa relação para identificar quem deu causa à rescisão é aplicável a ambas as partes que deixaram de cumprir com suas obrigações. Não se trata aqui de dizer que a culpa é exclusiva de comprador ou de vendedor, mas de uma contribuição expressiva de ambas as partes para que o negócio não se concretizasse da forma como contratado. Nesse caso, não é a cláusula penal que resolve, mas sim o retorno da relação ao status quo ante.

O afastamento da culpabilidade neste caso se dá pela teoria da exceção do contrato não cumprido, conforme destacado no acórdão:

Mister salientar que não pode uma das partes alegar o descumprimento do contrato em razão do inadimplemento da outra, por força do artigo 476 do Código Civil, segundo o qual "nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro".

O desfecho da questão foi a restituição de todo o valor pago pelo comprador ao vendedor mais as parcelas do consórcio adimplidas pelo comprador, e o retorno do imóvel ao vendedor.

Quanto às perdas e danos o Tribunal foi enfático ao condenar o autor/apelante à restituição ao réu/apelado das prestações finais do Consórcio GPM seria forçá-lo a realizar o pagamento de consórcio de imóvel alheio, que não lhe pertence e, por conseguinte, tal medida impõe-se por respeito ao princípio da vedação ao enriquecimento ilícito.

Portanto, mesmo que o contrato tenha seja válido, as partes capazes, e as obrigações lícitas, na hipótese de rescisão cabe analisar quem deu causa ao fato para aplicação da cláusula penal e as perdas e danos. Havendo culpa recíproca das partes, a solução é retorno ao estágio inicial do contrato sem se falar em culpa (cláusula penal) e perdas e danos.


1 Art. 475. A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos.

2 Apelação Cível Nº 1.0000.21.193298-3/001

Sobre o autor
Vinícius Henrique de Almeida Costa

Formado pela Universidade Fumec de Belo Horizonte/MG, Pós Graduado em Direito de Família e Sucessões, especialista em Direito Imobiliário. Advogado e Sócio do escritório Costa e Tavares Advogados Associados. Atuante nas áreas de Direito do Consumidor, Direito Imobiliário, Direito de Família e Sucessões, Direito Condominial, Direito Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos