O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desenvolveu a Plataforma Lattes que é um instrumento técnico que efetua a integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de Instituições e de Pesquisas em apenas um único Sistema de Informações.

–A partir dos anos 80: a preocupação do CNPq era utilizar um formulário padrão de currículos de pesquisadores brasileiros.

–Fins dos anos 80: o CNPq já disponibilizou às universidades e instituições de pesquisa do Brasil, por meio da rede BITNET, as buscas de currículos de pesquisadores brasileiros.

–No começo dos anos 90: desenvolve-se um formulário eletrônico que deveria ser preenchido e enviado em disquete ao CNPq, que armazenava na base de dados.

–No final dos anos 90: o CNPq reuniu esforços tecnológicos, através do apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Pernambuco, para desenvolverem uma versão única de currículo que pudesse integrar as bases já existentes.

Os componentes da  Plataforma Lattes são:

1.Currículo Lattes;

2.Diretório de Instituições;

3.Diretório dos Grupos de Pesquisa;

Mas, você conhece, especificamente, a História do Currículo Lattes?

Sabe a diferença fundamental entre o Currículo Lattes e o Curriculum Vitae?

Será que ambas as nomenclaturas, supracitadas, são referências à expressões provenientes do Latim?

Quando é oportuno elaborar, especialmente, o Currículo Lattes?

A fim de obter essas respostas e aprender outras peculiaridades acadêmicas, queira acessar o vídeo: História do Currículo Lattes.

Por favor, clique aqui.


Autor

  • Joyce Ferreira de Melo Marini

    Mestra em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/2018). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR/2009). Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR/2007). Advogada (OAB/MS 24.832-B). Consultora Acadêmica. Escritora. Palestrante. Pesquisadora. Professora de Direito Constitucional, de Direito Processual Civil e de Direito Imobiliário da Consultoria Acadêmica Jus. Autora das obras: I) Alternativas Médicas às Transfusões de Sangue e suas Repercussões em Âmbito Civil e Criminal (Editora ABC-Fortaleza); e II) Clubes Sociais de Imigrantes em Região de Fronteira - Estudo de caso: Centro Boliviano-Brasileiro 30 de Marzo, em Corumbá/MS - Imigrante Indocumentado (Editora Dialética, de Belo Horizonte/MG).

    Textos publicados pela autora

    Fale com a autora

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Tratamento de Dados do Jus.

Regras de uso