As férias estão chegando e com isso os golpes nas redes sociais em relação a promoções de meios de hospedagem, agências de viagens e operadoras, aumentam, trazendo prejuízo para os consumidores e para os meios turísticos, como evitar isso?
Todo o setor de turismo possui uma legislação própria chamada Lei Geral do Turismo Lei nº 11.771/2008 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11771.htm ). E as empresas prestadoras de serviços turísticos estão obrigadas ao cadastro no Ministério do Turismo, o denominado CADASTUR, que deve ser renovado a cada dois anos.
A lei considera prestadoras de serviços turísticos meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; e acampamentos turísticos. Somente não estão sujeitos ao CADASTUR os serviços de transporte aéreo, que possuem legislação própria.
Então, para evitar os golpes, consulte se o cadastro do prestador de serviços turísticos está regular no site https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/sou-prestador/inicio
Se o meio de hospedagem, agência ou demais prestadores de serviços turísticos têm o Cadastur já demonstra que está cumprindo a Lei Geral do Turismo, o que já é um grande indício da sua idoneidade.
Caso a empresa não esteja no Cadastur a sua chance de comprar suas sonhadas férias e elas darem errado é grande.
Sempre é importante fazer a verificação da legalidade da empresa para evitar maiores prejuízos, mesmo sabendo que estamos sujeitos a adversidades e casos de força maior.
Assim, use essa dica para tentar tirar as tão sonhadas férias com mais segurança.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco em nossos canais dispostos na Bio - @OPELEGIS | Linktree, no contato ou em nosso site www.opelegis.com.br
Se gostou compartilhe, marque, divulgue, reposte!
Dra. Lirian Cavalhero
Ope Legis Consultoria Empresarial
www.opelegis.com.br
[email protected]
#opelegis1 #opelegisconsultoria #liriancavalhero #draliriancavalhero #cadastur #meiosdehospedagem #hotel #agenciadeviagens
#direitodigital #proteção #prevenção #fraude #viagem #turismo
As férias estão chegando e com isso os golpes nas redes sociais em relação a promoções de meios de hospedagem, agências de viagens e operadoras, aumentam, trazendo prejuízo para os consumidores e para os meios turísticos, como evitar isso?
Sou Mestre em Direito pela renomada Universidade Católica de Brasília e possuo graduação em Direito pela Universidade de Brasília, com quase três décadas de experiência no campo jurídico. Além disso, possuo especializações nas áreas legislativa e de proteção de dados, focando no direito digital. Tenho experiência Jurídica Abrangente: Especialista em Direito Empresarial, Direito do Trabalho e mais. Sou uma especialista em Direito com ampla experiência e conhecimento em diversas áreas jurídicas. Com uma sólida formação acadêmica e vasta prática na consultoria e advocacia, estou preparada para oferecer soluções eficazes para suas necessidades legais. Meu conhecimento abrange diversas áreas do Direito, proporcionando uma abordagem completa e eficiente para suas questões legais. Como consultora e advogada, tenho expertise no Direito Empresarial, abrangendo todos os aspectos relacionados ao Direito do Trabalho, incluindo a área sindical. Além disso, tenho profundo conhecimento em Direito Administrativo, Direito Tributário, Comercial e Civil.
Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi
Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser
Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos
- Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
- Navegue sem anúncios: concentre-se mais
- Esteja na frente: descubra novas ferramentas
R$ 24,50
Por mês
R$ 2,95
No primeiro mês