Pensão alimentícia para os filhos maiores: como funciona?

08/05/2022 às 18:07
Leia nesta página:

Pensão alimentícia para os filhos maiores: como funciona?

 

Umas das principais dúvidas ligadas ao tema é até que idade posso pagar pensão alimentícia para os filhos maiores de idade, ou seja, que já completaram 18 anos.

Antes de tudo, é preciso ter muita atenção, uma vez que conforme a Súmula n. 358 do Superior Tribunal de Justiça  cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório, ainda que nos próprios autos.

Em termos mais claros: para que haja o cancelamento de pensão alimentícia para filho maior de idade é preciso decisão judicial, nos próprios autos da ação em que foi fixada a contribuição ou em ação autônoma de revisão.

Normalmente, a jurisprudência dos tribunais brasileiros vem determinando a manutenção da pensão alimentícia até o limite de 24 anos, desde que o filho esteja em formação escolar profissionalizante ou em faculdade.

Nesse sentido, destaca-se lição de Farias e Rosenvald (2017, p. 746):

A propósito do filho maior ainda estudante, releva uma observação. Apesar do entendimento afirmando que a obrigação alimentar perduraria até os 24 anos de idade (invocando, por analogia, a legislação do Imposto de Renda - Lei nº 1.474/51), o certo é que dependerá do caso concreto, atendendo às circunstâncias de cada processo e ao ideal de solidariedade social (CF, art. 3º,III). Até mesmo porque em se tratando de estudante de cursos mais longos, como o de Medicina, ou mesmo frequentando cursos de pós-graduação que, não raro, são imprescindíveis para a colocação do jovem profissional no disputado e difícil mercado de trabalho em determinadas áreas profissionalizantes, justifica-se a persistência da obrigação.

Outrossim, a jurisprudência dos tribunais brasileiros vem aceitando a manutenção do encargo alimentar nos casos de filhos maiores e incapazes e filhos maiores e capazes, porém em situação de indigência não proposital.

Portanto, o simples fato do filho se tornar maior de idade não é causa suficiente para a interrupção da pensão alimentícia, sendo necessária decisão judicial para tanto.

Para ter acesso a guia simplificado e atual sobre pensão alimentícia clique aqui.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos