Pressão da sociedade e audiência pública no STF poderão ampliar lista de procedimentos da ANS

Leia nesta página:

A pressão da sociedade brasileira, incluindo a classe artística foi decisiva para a ampliação do rol de procedimentos e tratamentos médicos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos de saúde. Nesse sentido, o advogado Pedro Quagliato, especialista no Direito da Saúde e do Consumidor, afirma que a audiência pública marcada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o rol taxativo da ANS, também pode contribuir para a ampliação da lista de procedimentos e tratamentos cobertos pelos planos de saúde.

O advogado explica que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 8 de junho, em uma decisão surpresa, entendeu pela taxatividade do rol de procedimentos e tratamentos médicos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Essa decisão, apesar de comportar algumas exceções, como por exemplo, para tratamentos oncológicos, gerou uma série de movimentos e de protestos da população e de artistas, principalmente nas redes sociais.

O rol da ANS é básico e não contempla muitos tratamentos e medicamentos aprovados recentemente, alguns tipos de quimioterapia oral e de radioterapia e cirurgias com técnicas de robótica, por exemplo. Como o rol é taxativo, os planos de saúde ficam isentos da obrigação de incluir esses tratamentos.

O rol é taxativo, mas em determinadas situações pode ser ampliado, como o fornecimento de tratamentos que não estejam previstos no rol, desde que não sejam proibidos ou indeferidos expressamente pela ANS e que haja comprovação da sua eficácia, explicou o advogado.

Como consequência dessa pressão da sociedade brasileira, afirma Quagliato, a ANS no último dia 23 de junho, decidiu ampliar as regras de cobertura para o tratamento de transtornos globais do desenvolvimento, o que inclui o TEA Transtorno do Espectro Autista e também outras síndromes e transtornos infantis.

O rol da ANS foi revisado para a inclusão dessa cobertura mais ampla para esses transtornos. O que observamos é que essas exceções poderão ser consideradas também para outros tratamentos e enfermidades, a depender do desenvolvimento de novos tratamentos ou da demonstração da eficácia de alguns já disponibilizados, porém que não estão no rol da ANS. Recentemente, a ANS impôs o fim do limite para consultas com psicólogos e fisioterapeutas. Provavelmente pela atuação da sociedade para a ampliação do rol, acrescenta Quagliato.

Audiência Pública no STF O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou uma audiência pública para discutir a lista do rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). As sessões, convocadas pelo ministro Luís Roberto Barroso, acontecerão na sede do STF, em Brasília, nos dias 26 e 27 de setembro.  

Na audiência serão ouvidos especialistas e representantes dos planos de saúde e dos pacientes e autoridades públicas sobre a cobertura obrigatória, possível ampliação desse rol, e a metodologia que o órgão regulador usa para atualizar a lista de procedimentos.

Em despacho, o ministro Barroso destacou que os assuntos extrapolam os limites estritamente jurídicos, já que serão abordadas questões técnicas, médico-científicas, atuariais e econômicas, bem como o impacto financeiro provocado por condenações que obrigam as operadoras a oferecerem terapias e tratamentos não inclusos.

Os interessados em participar da audiência pública no STF devem enviar a solicitação até dia 29 de julho, exclusivamente pelo e-mail: [email protected].

Sobre a autora
Roncon & Graça Comunicações

Assessoria de Comunicação/Imprensa

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos