FIES - Residentes Médicos podem solicitar a suspensão das cobranças das prestações

10/08/2022 às 16:28
Leia nesta página:

A Lei 10.260/01 (Lei do FIES) concede aos médicos a possibilidade de suspenderem a cobrança das prestações FIES durante todo o período da residência médica.

Podem solicitar aqueles que estão matriculados em especialidades consideradas prioritárias para o SUS. São elas:

1. Clínica Médica;

2. Cirurgia Geral;

3. Ginecologia e Obstetrícia;

4. Pediatria;

5. Neonatologia;

6. Medicina Intensiva;

7. Medicina de Família e Comunidade;

8. Medicina de Urgência;

9. Psiquiatria;

10. Anestesiologia;

11. Nefrologia;

12. Neurocirurgia;

13. Ortopedia e Traumatologia;

14. Cirurgia do Trauma;

15. Cancerologia Clínica;

16. Cancerologia Cirúrgica;

17. Cancerologia Pediátrica;

18. Radiologia e Diagnóstico por Imagem;

19. Radioterapia.

Além disso é necessário que o programa de residência médica esteja cadastrado no CNRM.

Outro requisito a ser cumprido é ainda estar na fase de carência regular do contrato de financiamento, ou seja, antes que tenha sido iniciada a cobrança da primeira prestação.

Entretanto para muitos isso se torna um problema.

Geralmente os processos de seleção para Residência Médica acontecem 1 vez ao ano, com provas aplicadas entre dezembro e janeiro e matrículas entre fevereiro e março.

Na prática, a carência regular do médico termina em dezembro, com início de cobrança de parcelas em janeiro e a solicitação da carência estendida apenas após a matrícula no Programa de Residência Médica.

Considerando essa situação em que o as parcelas FIES já foram iniciadas, o benefício acaba sendo negado pelo FIESMED, uma vez que o residente já estará no período de amortização e, portanto, não preenche mais os requisitos previstos nos regramentos normativos.

Nesses casos a orientação é para que o residente busque judicialmente a concessão da carência estendida, pois com as considerações corretas há grande chance de êxito.

Sobre a autora
Camilla Nascimento

Advogada especialista em FIES. 11 anos de experiência. Atuei como consultora jurídica do FIES junto ao FNDE por 4 anos e desde 2016 ajudo estudantes e presto assessoria para Instituições de Ensino Superior em FIES. Atendimento em todo Brasil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos