O ambiente de trabalho pode ser um lugar muito estressante e prejudicial à saúde física e mental dos trabalhadores.
Seja por causa das atividades desenvolvidas, seja por excesso de cobrança, o ambiente de trabalho é a origem de muitos problemas psicológicos.
Assim, queremos ressaltar nesse artigo a importância de contar com um psicólogo nas empresas, para assegurar um ambiente mais saudável a todos.
Há diversas vantagens que um psicólogo pode trazer ao ambiente de trabalho, vamos ver alguma delas:
Admissões e demissões
Toda a empresa que contrata e demite um funcionário precisa encaminhá-lo para exames médicos, para verificar doenças que possam surgir no trabalho.
Embora não seja a cultura da maioria das empresas, é muito recomendado que além dos exames de rotina, o trabalhador também seja submetido a uma análise de um psicólogo.
Tal medida é importantíssima para conhecer melhor seus funcionários e traçar seus perfis para ter um ambiente de trabalho mais saudável.
Além disso, no exame admissional seria possível verificar problemas psicológicos pré-existentes ao trabalho, para assim oferecer um tratamento para o trabalhador.
E nos demissionais será essencial para verificar se o trabalhador está saindo com algum problema psicológico que possa ter sido agravado ou surgido no trabalho.
Tais medidas além de garantir um ambiente de trabalho mais saudável e agradável, poderão ainda evitar processos trabalhistas por doenças ocupacionais.
Solução de conflitos
Em todo ambiente vai haver conflitos, seja uma família pequena ou uma empresa com centenas de trabalhadores, não há como controlar isso.
O que podemos controlar é como agimos com os conflitos que vão aparecer, e a melhor maneira de lidar com eles é com psicólogos na intermediação.
Psicólogos são profissionais qualificados para entender o comportamento humano e com isso resolver e evitar conflitos que possam surgir, como casos de vínculo empregatício.
Ter um psicólogo na equipe irá garantir que os conflitos que vão aparecer, sejam resolvidos de maneira profissional e de maneira mais efetiva.
Treinamentos e desenvolvimento da equipe
Contar com um psicólogo no time de trabalho é uma ótima oportunidade para treinar e desenvolver sua equipe.
Muitos problemas e conflitos que possam aparecer podem ser evitados com integração da equipe, dinâmicas em grupo, palestras, todas com escopo de integrar e melhorar o ambiente.
Nesse sentido, o psicólogo será peça essencial, já que com sua expertise poderá oferecer treinamentos e dinâmicas com embasamento técnico a fim de melhorar o ambiente de trabalho.
Essas são apenas algumas das vantagens de ter um psicólogo no ambiente de trabalho, esse profissional será essencial para levar a qualidade no ambiente de trabalho para outro nível.