Modelo de: Laudo Pericial

Leia nesta página:

Modelo de: LAUDO PERICIAL

  1. PREÂMBULO

Eu, ....................., Psicóloga (CRP N° .......); Perita Judicial nos autos do Processo abaixo discriminado, tendo realizado os levantamentos e pesquisas julgadas necessárias, vem apresentar o seu LAUDO PERICIAL.

II. HISTÓRICO E IDENTIFICAÇÃO

Ação de: Interdição

Processo: ........................

Partes: .............................................. (AUTOR),

.............................................. (REQUERIDO)

Motivo: Incapacidade por Enfermidade.

Data: ..................

Hora: ....................

Periciando: Sr. .............................., nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG n° ................, órgão expeditor, inscrito no CPF sob o n° .................., residente e domiciliado na (endereço).

III. HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL

O Periciando hoje conta com ... (......) anos de idade, tem diagnóstico de Demência no Mal de Alzheimer de etiologia genética, classificado na CID10 G30 (F00), conferida em Laudo Médico datado de ......... e Laudo Pericial Psiquiátrico de XX/XX/20XX, ambos fazendo parte do referido Processo.

O periciando foi (profissão) por cerca de 30 (trinta) anos. Antes trabalhou em empresa privada, viajou para estudar fora tendo uma vida normal e próspera, administrava seus numerários, tinha autonomia e regia a sua vida de forma independente.

Em entrevista com a esposa e o filho ..., autor do Processo, foi informado que há cerca de 04 (quatro) anos, a família começou a notar alterações no comportamento do Periciando, embora não detectado de imediato. Na época já aposentado, o Periciando foi deixando de realizar as atividades rotineiras que lhe davam prazer como a leitura e a redação para um jornal. Também já notavam uma certa irritabilidade, distúrbios da memória de forma progressiva, isolamento, retraimento, ausência dos interesses vitais e insônia. Porém, só após o Periciando ter sofrido uma queda, que necessitou de internamento hospitalar no ano de 20XX, é que se notou que ele não conseguia ficar repousando no leito, apresentava agitação psicomotora, levantava-se a toda hora da cama e ficava querendo sair do hospital. Nesta época é que foi diagnosticado com problemas neurológicos.

Durante a entrevista detectou-se através de observação que a memória do Periciando está prejudicada; A linguagem está restrita e mesmo não respondeu verbalmente o que lhe foi indagado, apenas conseguiu dizer seu primeiro nome – ......., e emitiu poucos sons desconexos. Segundo a esposa, por vezes ele parece não se lembrar mais dela, sempre afável ao seu lado.

Os sintomas comportamentais da demência foram identificados através do relato da família (esposa e filho), que informou que no início da doença o Periciando apresentou episódios que incluiu agressão física, gritos e agitação.

Os sintomas psicológicos foram avaliados por meio de entrevistas com a família (esposa e filho) e observação do paciente que apresentou apatia, ciclos de agitação e retardo psicomotor. O periciando apresenta transtorno do sono, pois possui insônia com mudança do ciclo sono-vigília, ou seja, passa a noite acordado e apresenta sonolência diurna. Em relação a alimentação, o apetite encontra-se preservado, embora todo alimento é oferecido pastoso pois tem dificuldade de mastigação e risco de engasgamento (Laudo da Fonoaudióloga em anexo).

Fisicamente, o Periciando apresenta rigidez corporal, não consegue mais andar apenas levantando-se da cama para a cadeira de rodas com ajuda de cuidadores para realização dos banhos. Ausência de controles esfincterianos. Atualmente necessita de cuidadores 24h (vinte e quatro horas) por dia, sendo dependente de terceiros para os atos de sobrevivência. As consultas médicas, os acompanhamentos com a fisioterapeuta e a fonoaudióloga são realizados no próprio domicilio, pois não existe mais condições de locomoção do paciente, apenas em casos de urgências hospitalares, embora os exames clínicos estejam sobre controle. (Laudo Fisioterápico em anexo)

V. RESPOSTAS AOS QUESITOS DO JUIZO

1- O periciando é capaz de compreender, expressar e interpretar a linguagem falada, escrita e gestual?

2- O periciando possui orientação em relação a si mesmo?

3- O periciando possui orientação em relação ao tempo e ao espaço?

4- O periciando reconhece familiares, amigos?

5- O periciando reconhece lugares habituais?

6- O periciando nomeia objetos e sabe para que servem?

7- O periciando é capaz de aprender e depois recordar?

8- O periciando é capaz de transmitir uma informação?

9- O periciando é capaz de manter atenção e se concentrar em uma atividade?

10- Como pode o periciando ser reinserido na sua atividade laboral?

11- Como pode o periciando ser inserido em atividade de ensino aprendizagem?

12- O periciando tem crença religiosa?

13- Como pode o periciando levar uma vida social ativa, participar de reuniões familiares, visitar parques e centros comerciais, shows, jogos e outras atividade de turismo e lazer?

14- Como pode o periciando manter um relacionamento íntimo, com outra pessoa, de forma saudável e responsável?

15- O periciando tem condições contribuir e/ou assumir a educação e assistência de uma criança?

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

16- O periciando necessita de um cão guia ou de outro animal de estimação?

17- O periciando pode ficar sozinho, ainda que por pouco tempo, sem por em risco a própria vida ou a vida de terceiros?

18- O periciando tem condições de cuidar de sua própria higiene corporal?

19- O periciando tem condições de, sozinho, cuidar de sua própria alimentação?

20- O periciando tem condições de, sozinho, manipular eletrodomésticos e eletro portáteis?

21- O periciando tem condições de, sozinho, administrar e fazer uso da medicação de que necessita?

22- O periciando necessita do acompanhamento de terceiro enquanto dorme?

23- O periciando reconhece as partes do seu próprio corpo?

24- O periciando deambula normalmente ou precisa da ajuda órtese, prótese ou de terceiros?

25- O periciando é capaz de transitar unidade coletiva sem causar ou sofrer constrangimentos?

26 - Que cuidados são necessárias ao transporte do periciando em unidade coletiva sem exposição ao risco da própria integridade ou à integridade de terceiros?

27- O periciando é capaz retornar para casa sem o auxílio de terceiros?

28- O periciando reconhece e manuseia a moeda corrente?

29- O periciando tem noção do valor monetário de cada objeto ou de quaisquer bens que deseje adquirir?

30- O periciando consegue expressar seus desejos e sentimentos?

31- O periciando consegue se adaptar a situações novas?

32- O periciando apresenta repentinas alterações de humor?

33- O periciando consegue controlar seus impulsos?

34- O periciando apresenta conduta social inapropriada, desinibição e/ou intolerância a frustrações?

35- O que deve ser feito para promover a reabilitação das alterações cognitivas, motoras e de conduta, observadas durante a avaliação psicológica?

36- O periciando tem consciência de suas deficiências?

37- Apresente o perito outras considerações que entender necessárias.

VI. DOCUMENTOS MÉDICOS APRESENTADOS

Para confirmação de sua enfermidade, apresentou os seguintes documentos médicos:

1) Laudo Médico: Exarado pelo Dr. .............. CRM ............, no dia ................, que conclui: portador do CID10 G30 (F00).

2) Relatório da Fisioterapeuta: Exarado pela Dra. .............. CREFITO ............, no dia .................

3) Relatório da Terapeuta Ocupacional: Exarado pela Dra. .............. CREFITO ............, no dia .................

IV. CONCLUSÃO

O PROCEDIMENTO da Perícia foi realizada nos dias XX/XX/20XX na residência do Periciando, sendo utilizada a entrevista e observação. O periciando permaneceu acamado durante todo o procedimento, acompanhado pela família (esposa e filho), hábitos higiênicos conservados, desorientado, desconhecendo o motivo da visita e mesmo sendo estimulado não atendeu as solicitações, apenas referindo o seu primeiro nome – ..................., emitiu poucos sons desconexos e ao final disse querer comida quando a esposa o perguntou. Observou-se, ausência da crítica e da capacidade de julgamento, memórias comprometidas, alterações cognitivas. Não estabeleceu Rapport.

De acordo com Laudo Médico, o periciando é portador da doença de Alzheimer e tem múltiplos comprometimentos nas funções mentais superiores, confirmando-se que: A memória estar prejudicada; A linguagem está restrita. Através da perícia está provado que o periciando não possui capacidade para soluções de problemas, tem comprometimento na orientação, percepção, discernimento e habilidades sociais.

Sendo assim, confirmamos que o periciando apresenta incapacidade total, sendo dependente de terceiros para os hábitos de sua vida diária.

Firmo o presente,

Cidade, XX de xxxxx de 20xx.

__________________________________

(Nome)

Perita Judicial Psicóloga

CPF ......................

CRP ..........

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos