Projetos de Lei sobre a inseminação artificial "post mortem"

31/03/2015 às 11:03
Leia nesta página:

A inseminação artificial "post mortem" é procedimento não regulamentado diretamente na legislação brasileira. Outros projetos correlatos foram incluídos em pauta no decorrer dos anos, agregando novas realidades, mas sem aprovação até o presente momento.

O Direito traz consigo o compromisso, como braço da Ciência, de levar a cabo a normatização dos fatos sociais. Embora a lei possa apresentar lacunas, o ordenamento jurídico é uma ficção de sistema perfeito, pois trata de todos os eventos de relevância social, de modo a não deixar escapar solução a qualquer matéria carente de tutela por lesão a direitos maiores previamente estabelecidos.

 E para acalorar ainda mais o tema, foi apresentado pelo senador Lúcio Alcântara o projeto de lei 90/99[1], que visa à regulamentação da reprodução humana assistida, traçando seus princípios norteadores, a questão do consentimento informado, os estabelecimentos e profissionais autorizados a aplicar técnicas de reprodução assistida, as doações de gametas e embriões, o estado de filiação da criança e, por fim, os crimes conexos com a utilização de tais técnicas.

O projeto prevê a aplicação das técnicas para prevenir doenças genéticas ligadas ao sexo, devendo haver a constatação da irreversibilidade da infertilidade. Além disso, a paciente que se submeter ao procedimento precisa estar em idade de reprodução. Outra restrição é que somente os cônjuges ou companheiros capazes em união estável podem se valer da reprodução humana assistida.

Saliente-se que o referido projeto de lei não obteve aprovação, divergindo em alguns pontos com o então novo Código Civil de 2002, fato que poderia causar desconforto na hora da sua aplicação. Diante desse quadro, o projeto de lei 90/99 sofreu duas alterações de redação, dando origem a dois substitutos. A primeira alteração ocorreu no ano de 1999, pelo Senador Roberto Requião, e a segunda em 2001, pelo Senador Tião Viana.

Outros projetos correlatos foram incluídos em pauta no decorrer dos anos, agregando novas realidades, mas sem aprovação até o presente momento. O último projeto de lei em trâmite é o de n°1184/2003[2], aguardando parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, ao qual se somam outros doze projetos de lei apensados, que serão analisados adiante.

O projeto de lei 120/2003, apresentado pelo deputado Roberto Pessoa, trata da investigação de paternidade de pessoas nascidas de técnica de reprodução humana assistida, possibilitando a descoberta da identidade do pai ou mãe biológicos, alterando a lei nº 8.560, de 29 de dezembro de 1992.

O deputado José Carlos Araújo, no projeto de lei 4686/2004, também aborda a identidade do doador, introduzindo o artigo, 1.597-A à Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que institui o Código Civil. Dessa forma, assegura o direito ao conhecimento da origem genética do ser gerado a partir de reprodução assistida e disciplina a sucessão e o vínculo parental, nas condições que menciona.

O projeto de lei apresentado pelo deputado José Aristodemo Pinotti, sob o nº 1135/2003, define normas para realização de inseminação artificial, fertilização in vitro, “barriga de aluguel” (gestação de substituição ou doação temporária do útero) e criopreservação de gametas e pré-embriões.

A deputada Maria José da Conceição Maninha defende o projeto de lei 2060/2003, que disciplina o uso das técnicas de reprodução humana assistida como um dos componentes auxiliares no processo de procriação em serviços de saúde, com previsão de penalidades e dá outras providências.

Prosseguindo com os projetos de lei apensados, o de n.4889/2005, de autoria do deputado Salvador Zimbaldi Filho, estabelece normas e critérios para o funcionamento de clínicas de reprodução humana.

No projeto 4664/2001, o deputado Lamartine Posella Sobrinho propõe a proibição do descarte de embriões humanos fertilizados in vitro, estabelecendo responsabilidades, além de outras providências.

O deputado Magno Pereira Malta, no projeto de lei n.6296/2002, pretende proibir a fertilização de óvulos humanos com material genético proveniente de células de doador do gênero feminino.

A criação do Programa de Reprodução Assistida no Sistema Único de Saúde é a proposta da deputada Neucimar Ferreira Fraga, no projeto de lei 5624/2005.

O projeto de lei 3067/2008, do deputado José Aristodemo Pinotti, exige que as pesquisas com células-tronco devem ser conduzidas por entidades habilitadas, mediante autorização especial da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP. Proíbe, ainda, a remessa para o exterior de embriões congelados, bem como o envio e a comercialização dos resultados das pesquisas.

A deputada Maria Dalva de Souza Figueiredo, no projeto de lei 7701/2010, aborda a utilização post mortem de sêmen do marido ou companheiro.

No projeto de lei 3977/2012, o deputado Lael Vieira Varella propõe o acesso às técnicas de preservação de gametas e reprodução assistida aos pacientes em idade reprodutiva, submetidos a tratamento de câncer.Por derradeiro, encontramos apensado o projeto de lei 4892/2012, elaborado pelo deputado Eleuses Vieira de Paiva, que institui o Estatuto da Reprodução Assistida, com a finalidade de regular a aplicação e utilização das técnicas de reprodução humana assistida e seus efeitos no âmbito das relações civis sociais.


[1] Disponível em: <http://www.ghente.org/doc_juridicos/pls90.htm> Acesso em 17de mar. 2014

[2] http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=118275

Sobre a autora
Érika Nascimento Cruz

Mineira, 29 anos, Advogada, apaixonada por Direito Civil e Direito do Trabalho. Especialista em Processo Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos